Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Empowered Startups quer atrair investimento para as Beiras e Serra da Estrela Voltar

A Empowered Startups, uma multinacional canadiana com escritório em Évora, tem sido um catalisador de investimento direto estrangeiro em universidades e institutos politécnicos no interior de Portugal. Atualmente, a empresa está buscando expandir o seu impacto para as regiões das Beiras e Serra da Estrela, conforme foi divulgado em uma reunião com líderes locais em Seia, no passado dia 28.

“Vemos um enorme potencial nos territórios das Beiras e Serra da Estrela”, diz Chris Lennon, Presidente da Empowered Startups. “Em 2023, assinámos parcerias com a Universidade da Beira Interior e com o Politécnico da Guarda, e hoje viemos apresentar o nosso trabalho a autarcas da Covilhã, Fundão, Guarda e Seia. Queremos ser seus parceiros na atração de investimento e de pessoas qualificadas que podem, a partir daqui criar empresas com potencial global. Estes territórios têm muito a ganhar com o trabalho que fazemos e ficámos felizes por ver o entusiasmo destes autarcas”, afirma.

A multinacional tem trazido para o país profissionais estrangeiros altamente qualificados, com expertise em empreendedorismo e capacidade para investir e gerir negócios.

Esses empreendedores e empresários apoiam diretamente projetos de pesquisa científica e, a partir dos resultados desses estudos, desenvolvem novos produtos, serviços e soluções inovadoras. Através desse esforço, a Empowered Startups facilita o surgimento de novas empresas voltadas para a exportação, gerando empregos de alta qualificação no interior do país.

Desde 2019 em Portugal, a Empowered Startups estabeleceu parcerias com 12 instituições de ensino superior em vários distritos. Os empreendedores já recrutados para Portugal estão principalmente concentrados no Alentejo e no Algarve, com foco em áreas como inteligência artificial, aprendizado de máquina, cibersegurança e nutrição.

Em fevereiro, a empresa apresentou ao Governo um Compromisso com o objetivo de recrutar 150 empreendedores e atrair 10 milhões de euros em investimento estrangeiro direto até 2025. Priorizando o interior do país, com o propósito de fortalecer a relação entre ciência, indústria e tecido empresarial local, a multinacional acredita que pode desempenhar um papel crucial no futuro sustentável de Portugal.

- 04 out, 2023