Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Fundão é uma das 40 cidades europeias escolhidas para programa europeu Voltar

O Município do Fundão foi escolhido para fazer parte do programa europeu "NetZeroCities", inserido na Missão Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima, uma das cinco principais iniciativas estabelecidas pela União Europeia.

O objetivo do programa "NetZeroCities" é impulsionar o percurso em direção à neutralidade de carbono e assegurar que os êxitos alcançados em cidades europeias possam ser reproduzidos e implementados por outras localidades.

Neste âmbito, foi estabelecido um modelo de "Cidades Gémeas" (Twin Cities) que foram selecionadas com base em desafios, objetivos e outras características partilhadas. Através de uma abordagem colaborativa, de intercâmbio e de cocriação, essas cidades podem implementar medidas inovadoras e sistémicas face à atual emergência climática.

Os fundanenses vão estabelecer uma parceria com a cidade finlandesa de Turku como sua cidade gémea. Durante um período de 20 meses, esta colaboração vai possibilitar a aprendizagem e a implementação de iniciativas que visam acelerar a meta de neutralidade de carbono até 2030.

Atualmente, o Fundão está plenamente envolvido em diversos projetos que foram aprovados dentro do contexto de três das cinco missões estabelecidas pela União Europeia. Estas áreas abrangem Adaptação Climática, Cidades e Solos (as restantes são Cancro e Oceanos).

- 04 out, 2023