Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Pinhal: Populações exigem acesso a rede móvel, televisão e internet Voltar

Um conjunto de residentes dos concelhos da região do Pinhal (Fundão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã e Vila de Rei) entregaram um abaixo-assinado na Secretaria de Estado da Conservação da Natureza e Florestas em Castelo Branco, esta sexta-feira, reivindicando acesso a serviços de rede móvel, internet e televisão.

Apesar das promessas feitas ao longo dos anos e das declarações de preocupação com os habitantes do interior por parte dos sucessivos governos, o grupo de cidadãos da zona do Pinhal, dos concelhos do Fundão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã e Vila de Rei, lamenta o abandono contínuo, o encerramento de serviços públicos e a persistente desertificação. Esta situação levou o grupo a entregar, no passado, um abaixo-assinado nas instalações da Secretaria de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, em Castelo Branco.

Os subscritores do documento também destacam que "em uma era de avanço das novas tecnologias, as crescentes dificuldades de acesso à rede móvel, à internet e à Televisão Digital Terrestre e por cabo representam desafios adicionais".

Os habitantes afirmam que, apesar das promessas, vastas áreas nos concelhos da Zona do Pinhal continuam sem cobertura. "A operadora da TDT está obrigada a abranger 100% do território nacional, mas falha nesse cumprimento. As empresas de telecomunicações móveis, televisão por cabo e internet também não fornecem cobertura em nosso território, e as opções via satélite são dispendiosas e oferecem qualidade limitada", salientam.

Os subscritores do abaixo-assinado ressaltam a ausência de operadores públicos, após as privatizações no setor, o que prejudica as populações da "Zona do Pinhal". A prioridade das operadoras passou a ser a maximização dos lucros no final do ano, em detrimento da prestação de um serviço de qualidade.

O documento, entregue em Castelo Branco nesta sexta-feira, exige que as comunidades da "Zona do Pinhal" não sejam deixadas ao abandono. "O isolamento e as dificuldades de acesso às comunicações têm um impacto negativo na economia dos concelhos da Zona do Pinhal, agravam as dificuldades de acesso aos serviços públicos, criam problemas sérios em situações de emergência e diminuem a segurança dessas populações, frequentemente esquecidas pelos sucessivos governos", sublinham.

Os cidadãos apelam ao Governo a adoção de "medidas urgentes" que assegurem a cobertura de rede de comunicações móveis, internet, Televisão Digital Terrestre e por cabo em todos os concelhos do Interior, em particular em Fundão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã e Vila de Rei.

- 04 out, 2023