Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Prejuízos dos incêndios e do mau tempo vão custar 10 milhões de euros na Guarda Voltar

O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, anunciou na passada quarta-feira, dia 27, que são precisos dez milhões de euros para a restauração das infraestruturas afetadas pelos incêndios e tempestades do ano passado, sendo que metade deste montante terá de ser assumido pela autarquia.

“Ao todo estamos a falar em dez milhões de euros de investimento. Já está a ser feito no nosso mundo rural este ano e vai continuar a ser feito no próximo ano”, disse o autarca na sessão da Assembleia Municipal.

Sérgio Costa destacou que a metade do custo do investimento ficará a cargo da própria autarquia: “Entre quatro e cinco milhões de euros, dependendo do que derem os concursos, terão de sair da tesouraria do município”.

“E se nós tivermos de contrair um empréstimo para fazer face a estas necessidades, naturalmente contamos com o voto de todos vós [deputados municipais] porque estamos a trabalhar para o bem-estar das nossas populações e para cumprirmos os contratos programa que foram assinados”, completou.

As obras planeadas após os incêndios incluem a restauração dos pavimentos das vias, reparo das condutas de água, renovação da sinalização rodoviária, reabilitação das linhas de água e recuperação das encostas.

Durante a sessão, Sérgio Costa informou que há obras atualmente em andamento e outras encontram-se em fase de planejamento. Estas ações englobam aproximadamente 20 freguesias do concelho que foram afetadas pelos incêndios do ano anterior.

Quanto às ações relacionadas com as condições climáticas adversas de dezembro de 2022, estas têm como principal objetivo a restauração de caminhos e a renovação de coberturas e janelas em diversos edifícios municipais.

A Assembleia Municipal aprovou a primeira revisão da Estratégia Local de Habitação, que prevê o investimento de 22 milhões de euros para a recuperação de 74 imóveis para habitação social.

O documento foi aprovado por maioria, com as abstenções dos deputados municipais do Partido Socialista e da deputada do Bloco de Esquerda.

- 04 out, 2023