Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Mutualista Covilhanense vence Prémio BPI La Caixa Capacitar 2023 Voltar

A Mutualista Covilhanense acaba de ganhar o Prémio BPI Fundação “La Caixa” Capacitar 2023, o que vai permitir à instituição avançar com um novo projeto na área da saúde mental, a implementar em freguesias rurais do concelho da Covilhã. O anúncio foi feito ontem numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Esta foi a primeira vez que a instituição venceu este que é um dos quatro prémios anuais do Banco BPI e Fundação La Caixa, a par do Seniores, Solidário e Infância. A Mutualista Covilhanense já ganhou três prémios BPI “La Caixa” Seniores, nos anos de 2016, 2018 e 2020, e “receber agora um Capacitar com um projeto para um público-alvo mais abrangente, focado na saúde mental, é muito gratificante e entusiasmante para a instituição”, destaca Fernando Alexandre, membro do Conselho de Administração.

O Prémio BPI Fundação “La Caixa” Capacitar tem a finalidade de apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativas que melhoram a qualidade de vidas das pessoas com doença mental, deficiência física ou outras doenças, bem como as suas famílias, com especial enfoque na sua autonomia, empregabilidade e bem-estar. Nesta que foi a 14ª edição, foi distribuído um montante superior a mais de um milhão de euros por 31 projetos nacionais, selecionados através de um júri constituído por António Barreto, António Seruca Salgado, Rafael Shueca Blasco e José Pena do Amaral. Dos 31 projetos, dez são de instituições sociais da Região Centro.

Com esta distinção, sobe para 19 o número de prémios atribuídos à Mutualista Covilhanense na última década. Neste ano de 2023 é já o segundo, após o prémio “Inovar para Melhorar”, que recebeu da União das Mutualidades Portuguesas (UMP) em maio com o projeto “+ Tempo”, assente na introdução de uma tecnologia que acabou com a utilização do papel nos registos diários das respostas sociais de apoio à 3ª Idade – Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

- 04 out, 2023