Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Belmonte compromete-se a combater as ligações ilegais na rede de água Voltar

Uma considerável quantidade de água perdida no município de Belmonte está relacionada com consumos que ocorrem sem a autorização da autarquia.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Belmonte, Paulo Borralhinho, utilizou um termo mais suave durante a reunião da Assembleia Municipal desta manhã para se referir às ligações não autorizadas que ocorrem no concelho.

Ele esclareceu que a autarquia estabeleceu um serviço para supervisionar esta questão e que já foram emitidos "alguns autos", com "muitos outros a serem emitidos posteriormente".

Este tema, que foi discutido durante grande parte do período antes da ordem do dia, foi introduzido pelo Grupo Municipal do PSD.

Telma Neves baseou-se em dados de 2021 da Entidade Reguladora de Saneamento, Água e Resíduos (ERSAR) para apontar os 62% de água tratada que a entidade considera perdida no concelho.

No entanto, o vice-presidente contestou esse valor, alertando que esta percentagem inclui a água consumida em algumas entidades que não possuem contador, e por isso não é contabilizada. Ele esclareceu que essa situação também será corrigida.

"Esse é o valor que é apresentado devido ao que é faturado em alta e ao que vendemos", explicou Paulo Borralhinho.

Telma Neves (PSD) também argumentou que o aumento do custo da água penaliza os munícipes sem resolver essas questões: "Em vez de abordar o sério problema de falta de eficiência na rede de distribuição, o executivo está a cobrar aos consumidores, pedindo-lhes que paguem por algo que o executivo não tem a capacidade de resolver."

Durante sua intervenção, Telma Neves também expressou a expectativa de que a verba resultante do recente aumento de 40% no preço da água seja utilizada de forma criteriosa, incluindo na fiscalização e manutenção da rede.

O Grupo Municipal do PSD apresentou um requerimento à mesa da assembleia para a disponibilização de documentos relacionados com a questão da água, como a transferência da "Águas do Zêzere e Coa" para a "Águas Vale do Tejo" em 2015, bem como diversos mapas financeiros e de consumos dos últimos três anos, a fim de esclarecer esta matéria de forma transparente.

Humberto Barroso (PSD) enfatizou que o aumento significativo na fatura da água tem impactado o orçamento das famílias, e que esses aumentos carecem de uma explicação clara, precisa e sensata.

- 04 out, 2023