Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Covilhã: 2ª edição do Festival de Fotografia anunciado Voltar

A 2ª edição do festival Diafragma foi, na passada quinta-feira, dia 21, apresentado em conferência de imprensa. Esta edição do festival, que também se insere na 2.ª Semana Criativa Covilhã, Cidade do Design, vai decorrer entre os dias 14 de outubro e 12 de novembro, na Galeria António Lopes e na Casa das Morgadas (sede do PCP da Covilhã) e também na Casa da Cultura José Marmelo e Silva, no Paul.

Com o tema principal “Lusofonia”, este ano conta com 16 exposições de 15 fotógrafos, de artistas de língua portuguesa, incluindo portugueses, brasileiros e dos países africanos. Aníbal Lemos, vai ter direito a duas exposições (“Mariri” e Cristo”).

Além das exposições, há lugar na programação para momentos musicais, debates, tertúlias, conferências e oficinas, assim como espaço para intervenções nas escolas do concelho (Campos Melo, Frei Heitor Pinto e Quinta das Palmeiras).

Nelson Marmelo e Silva, Diretor Artístico do Festival, descreve este festival como “um oásis no panorama audiovisual da região Centro” e destacou a “oportunidade de convivermos com a pluralidade e a multiculturalidade dos fotógrafos” que fazem parte do programa.

Destacou também que é um festival “heterogéneo e diversificado, com fotógrafos muito prestigiados e outros em início de carreira, emergentes”. O diretor disse ainda que “é uma maneira de medir o pulso à fotografia, de promover uma ética da visão e contribuir para a poética da fotografia”.

Nesta segunda edição, salienta-se também a participação do cineasta João Trabulo, realizador do filme “Lisboa, Cidade Triste e Alegre”, que será exibido na Covilhã e que aborda a relação entre fotografia e cinema, além de outros oradores convidados, artistas e especialistas nas áreas de fotografia e design.

Já Regina Gouveia, vereadora da autarquia covilhanense com o pelouro da Cultura, realçou que a primeira edição “colocou a fasquia muito lá em cima”, sendo “muito elogiado” pela Direção Regional de Cultura do Centro como um “evento exemplar na área da fotografia e das artes visuais”.

Sublinhou ainda que este festival se trata de “uma teia de relações entre as artes” valorizando a estratégia da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO na área do Design: “Somos Cidade Criativa do Design e interessa-nos sempre estabelecer pontes com o design. É este caminho que temos vindo a desenvolver, especialmente quando temos eventos tão importantes como o Diafragma”.

Para a vereadora, os destaques da programação passam por “A Fotografia e o Cinema”, por João Trabulo, seguida da exibição do filme “Lisboa, Cidade Triste e Alegre”, do mesmo autor. Destaca ainda a conferência “Fotografia e Design”, por Paulo Serapicos, importante porque a Covilhã é Cidade Criativa do Design e “interessa sempre estabelecer pontes de artes com o design”.

 

- 26 set, 2023