Associativismo covilhanense com aumento de 40 mil euros em apoios em 2024
Voltar
No próximo ano de 2024, as associações covilhanenses vão ter um incremento de 40 mil euros na linha de apoio ao associativismo. Isto significa que há agora 360 mil euros para as coletividades, num aumento de 12,5 % face aos 320 mil disponíveis de 2023. Traduz-se ainda num aumento da verba de apoio à atividade regular e na de apoio ao investimento e aquisição de equipamentos.
A informação foi avançada por José Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal da Covilhã com o pelouro do associativismo, na sessão pública da última sexta-feira.
Durante a reunião, o vereador sublinhou que este acréscimo já “era uma reivindicação e uma preocupação do executivo, tendo em conta as condições económicas do país”. Para além disso, “irá permitir apoiar não só com maior valor as associações como igualmente apoiar mais associações”.
Atirou ainda que “a participação que as associações têm tido nos vários fóruns e nas várias reuniões onde dão contributos para que os critérios se vão aprimorando”.
O vereador avançou também que a entrada de novos O regulamento inclui critérios específicos, como a atribuição de vantagens adicionais para atividades envolvendo indivíduos com mobilidade reduzida, demonstrando um compromisso com a “inclusão de pessoas com dificuldades”.
Adicionalmente, José Miguel Oliveira destaca a introdução de "critérios que potenciam a transparência, nomeadamente no processo da entrega do relatório de atividades das associações".
Concluiu ainda sublinhando “a forma como o movimento associativo se adaptou e tem estado a trabalhar com o município neste sistema claramente transparente que potencia o associativismo”.
De recordar que a linha de apoio ao associativismo prestado pela autarquia teve, no ano passado, um total de 320 mil euros. Isto significava uma divisão de 220 mil euros para apoiar a atividade regular e os restantes 100 mil para dar apoio ao investimento e aquisição de equipamentos.