Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Linha da Beira Alta: Conclusão adiada pela terceira vez Voltar

Segundo o jornal Público, a data previamente anunciada para a conclusão das obras de modernização na Linha da Beira Alta, entre Pampilhosa e Vilar Formoso, que era 12 de novembro, não será respeitada.

Pela terceira vez consecutiva, a Infraestruturas de Portugal (IP) não consegue cumprir o prazo inicialmente anunciado para a reabertura desta parte da linha, mesmo após o compromisso feito pelo Ministro das Infraestruturas, João Galamba.

As obras na Linha da Beira Alta estão em curso desde 2019. Em abril de 2022, a Infraestruturas de Portugal (IP) fechou o trecho entre Pampilhosa e Guarda para permitir a realização das obras sem interferência na circulação de comboios. A previsão inicial era de uma interrupção de nove meses, visando a reabertura da linha em janeiro de 2023. Contudo, em outubro do ano passado, a IP postergou a reabertura por mais seis meses, alegando impactos da pandemia e da situação na Ucrânia, com previsão agora para julho deste ano.

No final do ano passado, houve mais um adiamento e a nova data anunciada para a conclusão das obras também não será respeitada. Assim, a Linha da Beira Alta iniciará o ano de 2024 com 53 meses de trabalhos de modernização.

De acordo com o jornal Público, a situação é motivada pela interrupção das cadeias logísticas, a escassez de mão de obra, a carência de equipamentos disponíveis no mercado e os entraves burocráticos impostos pelo Código da Contratação Pública, entre outros obstáculos. Adicionalmente, há a necessidade de substituir trinta quilômetros de cabos de alta tensão que foram alvo de roubo.

Durante uma visita às obras em maio de 2023, o ministro João Galamba assegurou que a reabertura estava programada para novembro do mesmo ano. Na altura, o ministro disse que “o nosso objetivo é concluir estes trabalhos o mais brevemente possível, até 12 de novembro. É a data estipulada no contrato e até o momento não dispomos de informações que indiquem que esse prazo será ultrapassado”.

- 26 set, 2023