Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

O medo da verdade Voltar

«O medo e a verdade são duas situações que estão sempre ligadas entre si, que não se despegam, porque o medo tem receio da verdade e é por isso que se esconde»

A Democracia foi-se consolidando ao longo do tempo no nosso país, e com ela vieram muitas coisas delas, mas outras que ainda faltam cumprir.

Com a convivência e a relação que temos com as pessoas observamos que existe ainda muito medo na sociedade de hoje, existe o receio de conviver com a verdade, de se dizer o que se pensa, de se criarem até barreiras para confrontar a realidade, sim, porque muitos dos Seres Humanos têm medo da verdade, de enfrentar as escolhas e criam-se as cortinas de fumo para que a realidade seja escamoteada.

É pena que assim seja, porque isto trava o avanço da Democracia, criar barreiras à verdade. Ainda há poucas semanas no programa Hora da Verdade na Rádio Fórum falamos do medo e dos problemas que ele vem trazer às pessoas e às comunidades. Porque o medo corrói, o medo destrói, o medo corrompe a sociedade. E é importante que as coisas sejam claras, que o debate surja, que as ideias fluam e que as pessoas não tenham medo de falar, de reagir quando for preciso, desde que não confundam liberdade com libertinagem.

O medo e a verdade são duas situações que estão sempre ligadas entre si, que não se despegam, porque o medo tem receio da verdade e é por isso que se esconde.

Esperamos que cada vez na nossa sociedade o medo não seja uma barreira e que a verdade brote, que flua e que mostre que vale a pena dizer o que se pensa, mesmo quando isso possa trazer consequências.

- 26 set, 2023