Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

“Já conseguimos abater 50 mil euros do passivo da associação académica” Voltar

Pedro Jacinto, presidente da Direção da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, já está na Covilhã há cinco anos e desde cedo a escolha desta localidade, mesmo que distante da sua terra natal, parece ter sido a escolha mais acertada: “Acabei por gostar da cidade, por gostar do ambiente académico, o facto de ser uma cidade pequena e em pouco tempo estarmos em qualquer lado”.

Entra na associação académica em 2021, inicialmente para a secção desportiva que mais tarde chega a coordenador. Só em 2022 decidiu criar a sua lista, foi às eleições, e em dezembro de 2022 vence, sucedendo assim a Ricardo Nora.

Admite que não “estava à espera” de chegar a este patamar tão depressa e que é gratificante ser a voz dos estudantes: “Não há uma explicação óbvia, acabamos por estar a representar todos os estudantes da nossa academia e acabou por ser tudo natural”.

No que respeita a medidas que vão ser implementadas no seu mandato, garante que há algumas que vão ser aplicadas dentro de pouco tempo. A nível social, “como existem mais estudantes com necessidades financeiras”, Pedro Jacinto promete que a “associação académica vai ter várias atividades nesse sentido. Daqui a duas semanas vamos ter a semana de integração solidária, onde vamos ter várias atividades, para tentar combater e ajudar estes estudantes”. Para além disso, também vai haver uma recolha de alimentos, “num supermercado para que consigamos arranjar alguns alimentos para ajudar esses estudantes”, salientou.

Em relação ao alojamento, o presidente da associação académica mostra-se preocupado com esse tema “acaba por nos preocupar a questão do alojamento”, isto porque, os valores têm aumentado e isso pode prejudicar os estudantes universitários, “até que ponto vamos conseguir equilibrar a balança, os preços equilibrados para os estudantes, é sempre uma preocupação que a associação académica está atenta.

Na área da saúde, a associação académica juntamente com a universidade pretende “montar uma linha de apoio psicológico que em breve haverá novidades, que consiste em dar um apoio psicológico e emocional para os próprios estudantes” garante.

Por fim, deixa uma mensagem aos caloiros que vão entrar este ano na Universidade da Beira Interior: “Venham de mente aberta e envolvam-se nas atividades que a própria associação académica oferece, como a universidade e o município covilhanense”. 

- 19 set, 2023