Covilhã Digit@all: Aprovado investimento de 1 milhão de euros
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Decorreu na passada quarta-feira, dia 6 de setembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, a sessão de apresentação dos Bairros Comerciais Digitais. Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, que lidera a consórcio para a implementação do “Covilhã Digit@all”, recebeu a declaração de compromisso no valor de um milhão de euros para o projeto.
João Marques, presidente da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), revelou, em nota de imprensa que este projeto e investimento adjacente, “permite novas oportunidades para os negócios locais e a possibilidade de criação de uma marca e de uma identidade comum”.
A aprovação desta candidatura vai ao encontro dos objetivos da AECBP de qualificação e revitalização do comércio na zona histórica da cidade, segundo João Marques: “O investimento previsto é de extrema importância para as pequenas e médias empresas que aqui têm a sua atividade, dotando-as de ferramentas que lhes possibilitam competir com grandes marcas e grandes superfícies comerciais”.
Vai ainda permitir uma maior proximidade com o cliente, fruto da implementação de novas tecnologias, ao mesmo tempo que se procura manter a identidade do comércio tradicional da cidade”, acrescentou.
A nota revela ainda que a candidatura está assente em três eixos de intervenção.
A Competitividade, “com a capacitação dos comerciantes, a melhoria do serviço prestado e a modernização do centro urbano”.
A Atratividade, “com a criação de parcerias, o fomento do empreendedorismo e a promoção de uma identidade visual comum”.
E a Sustentabilidade, “com a criação de iniciativas locais”.
“Todos com o objetivo de responder aos desafios levantados pela digitalização crescente do comércio”, complementa a nota de imprensa.
A área de instalação do Covilhã Digit@ll inclui cerca de 200 estabelecimentos comerciais e as duas fases do projeto serão executadas nos próximos 3 anos. Wi-fi de 6ª geração, Mupies, comunicação digital e a criação de sites e lojas online vão potenciar a transição do comércio tradicional para o mundo digital, fomentando a coesão territorial, reforçando a competitividade económica dos comerciantes locais e a atratividade da cidade, já com um elevado cariz turístico.