Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Centro de Saúde de Caria com serviços mínimos por falta de médico Voltar

Os utentes do Centro de Saúde de Caria, vila do concelho de Belmonte, passam a partir desta sexta-feira, 1 de Setembro, a dispor apenas de “serviços mínimos”, após a saída, por mobilidade, do clínico destacado no posto médico.

A informação foi adiantada, em comunicado, pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Cova da Beira, que integra Belmonte, no distrito de Castelo Branco.

Na mesma nota, assinada pela coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade de Belmonte, Celina Pires Rosa, é explicado que a mobilidade do médico a prestar serviço em Caria “foi autorizada superiormente” e “nas atuais condições apenas” é possível assegurar um conjunto de serviços mínimos.

O funcionamento da unidade vai ser assegurado por três médicos que se vão deslocar à vila, dois às terças-feiras, das 08:30 às 11:30, e um à quinta-feira, entre as 08:00 e as 12:00.

No aviso à população é também referido que no Centro de Saúde de Belmonte existem “cerca de 1.500 utentes sem médico de família atribuídos”.

Depois de enumerar algumas das tarefas que deixam de ser por enquanto desempenhadas no Polo de Saúde de Caria, o comunicado frisou que “estes serviços mínimos são idênticos aos prestados aos utentes sem médico de família inscritos na sede do Centro de Saúde de Belmonte e são os mesmos definidos pelas Unidades de Cuidados de Saúde Primários em todo o país”.

- 05 set, 2023