Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Maiores de 60 anos com vacina da gripe grátis Voltar

A vacinação sazonal da gripe vai começar na segunda quinzena do mês de setembro e, no presente ano, todos os cidadãos com mais de 60 anos vão ter gratuitidade no serviço. Esta mudança foi uma recomendação do Ministério da Saúde.

Vão haver também mudanças na vacinação para a Covid-19, que agora passa a ser administrada nas farmácias comunitárias também a partir deste mês.

O Ministério comunicou que “a vacinação é uma forma fundamental de prevenir ou de atenuar a doença. Deve proceder-se à vacinação anual, para manter uma proteção eficaz e adaptada às variações que o vírus da gripe apresenta de um inverno para outro, o que implica alterações na composição da vacina em cada época”.

“A gripe é uma doença viral aguda das vias respiratórias, que pode ter particular gravidade nas pessoas idosas ou com doenças crónicas”, acrescentou.

Em relação à entrada das farmácias no esforço da vacinação da covid foi justificado com o conforto para os utentes, mas também com a boa experiência de vacinação para a gripe, que na opinião do Ministério, “contribuiu para acelerar o processo de proteção da população”, mantendo-a em simultâneo nos centros de saúde.

O Ministério sublinha ainda que apenas serão consideradas as farmácias que reúnam os requisitos e as condições previstas e a DGS “vai emitir as orientações técnicas para o processo de vacinação –como, por exemplo, definindo os critérios de vacinação e dos utentes elegíveis –, fornecendo assim a base para a implementação das estratégias aprovadas”.

De destacar que os utentes com mais de 59 anos e também aqueles que são elegíveis das outras faixas etárias (a definir ainda pela Direção-Geral da Saúde) podem ser vacinados contra a covid e contra a gripe simultaneamente.

- 05 set, 2023