OMT distingue Aldeias Históricas de Portugal como exemplo de boas práticas
Voltar
A Organização Mundial do Turismo lançou o documento “Turismo e Desenvolvimento Rural. Uma perspetiva Política”. Neste contexto, surge como “exemplo de boas práticas” a Aldeias Históricas de Portugal –Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP –ADT).
Num capítulo sobre o tema “Como é que os países estão a tomar partido das oportunidades económicas, sociais, culturais e ambientais trazidas pelo turismo?” as Aldeias Históricas de Portugal figuram ao lado de mais seis exemplos que a instituição acolheu, entre o programa mundial, e é o único projeto mencionado do nosso país.
O trabalho das Aldeias Históricas de Portugal é apresentado pela OMT juntamente com iniciativas da Áustria, Vietname, Geórgia, Líbano, Andorra e Malásia.
No documento, a instituição descreve o percurso da AHP –ADT, lembrando que, “na fase inicial, a iniciativa focou-se nas infraestruturas, na reabilitação das Aldeias Históricas e no desenvolvimento das atividades económicas ligadas ao turismo. Agora, as Aldeias Históricas de Portugal têm feito um esforço para reforçar áreas como a comunicação, a animação turística e as relações com os agentes públicos e privados e as comunidades locais”.
Trata-se de um reconhecimento que “demonstra mais uma vez o compromisso” da Aldeias Históricas de Portugal –Associação de Desenvolvimento Turístico com a sustentabilidade, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Refira-se que em 2021, a OMT premiou a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo como uma das “Melhores Aldeias Turísticas”, e em 2022, atribuiu o mesmo prémio à Aldeia Histórica de Castelo Novo.