Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Daniel Marinho coordena a equipa técnica que conquista Medalha de Ouro para Portugal Voltar

O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), Daniel Marinho, integrou a comitiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) que esteve no Festival Olímpico da Juventude Europeia, que decorreu na Eslovénia.

Daniel Marinho, elemento do Departamento do Ciências do Desporto, foi um dos responsáveis da equipa de Natação que conquistou a única medalha de ouro na prova, por Rafael Mimoso nos 200 Metros Bruços.

O coordenador principal da equipa técnica-científica de apoio à Seleção Nacional de Natação, sendo responsável pela coordenação técnica de toda a equipa de nadadores e pelo acompanhamento e avaliação do rendimento desportivo, com especial destaque para a área da biomecânica do desporto, na qual é uma das principais referências internacionais.

Após a vitória de Rafael Mimoso, no dia 25 de julho, o docente da UBI destacou que “a conquista foi um momento especial, vivido com muita emoção e entusiasmo por toda a equipa portuguesa”, acrescentando sentir “um enorme orgulho” por poder participar “de forma ativa na vitória”.

O também coordenador científico do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano considerou ainda que “esta participação é também uma forma de estreitar as relações entre a UBI/CIDESD e o Comité Olímpico de Portugal e a Federação Portuguesa de Natação, parceiros indispensáveis na ligação entre a ciência e a prática e que importa reforçar e valorizar”.

Daniel Marinho também trabalhou com Diogo Ribeiro nos escalões júnior e pré-júnior, nadador que na última semana de julho conquistou a Medalha de Prata na prova dos 50m Mariposa, nos Campeonatos Mundiais de Natação, que decorreram no Japão, na cidade de Fukuoka. A medalha correspondente a vice-campeão mundial de Natação é um feito inédito para Portugal, nesta modalidade.

- 08 ago, 2023