Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Cláudia André questiona Ministra da Coesão Territorial Voltar

Afirmando que a transferência de competências no âmbito da gestão dos transportes urbanos públicos “tem determinado alguns, ou muitos, constrangimentos para as populações e em especial no que diz respeito ao transporte de alunos”, Cláudia André questionou recentemente a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Relembrando, uma vez mais, o caso dos alunos da Soalheira, concelho do Fundão, a parlamentar pediu para que a governante “não esquecesse e ajudasse a resolver o assunto”.

“Estes alunos viram suprimido um circuito urbano que existia há muito tempo e que os transportava para o concelho de Castelo Branco. Uma vez que ambos os concelhos pertencem a CIM’s diferentes, a partir do momento em que esta delegação de competências nos transportes foi gerida pelas duas CIM’s e concelhos respetivos, estes alunos deixaram de ter o circuito urbano para os transportar para as escolas onde já estavam matriculados”, recordou Cláudia André.

Para a parlamentar este caso é “um exemplo grave que nos preocupa, e nos devia preocupar muito, mas é um exemplo entre muitos que estão a acontecer pelo país todo, nomeadamente no distrito de Castelo Branco”.

Desta forma Cláudia André quis saber se a Ministra, apesar de dar “o transporte a pedido como um grande exemplo, que o é, mas sabemos que este não serve nem os alunos nem as populações que trabalham, vai tomar diligencias para resolver problemas” como o dos alunos da Soalheira?

- 28 jun, 2023