Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Covilhã: Autarquia com dívida reduzida em mais de 5 milhões Voltar

Mais de cinco milhões de euros é quanto a dívida da Câmara Municipal da Covilhã baixou no ano de 2022, mais precisamente 5,7 milhões. Vítor Pereira, presidente da autarquia, revelou ainda que as contas consolidadas também “fecharam com um resultado consolidado de 806 mil euros”.

“É um número expressivo, significativo. Estas contas mostram e põem à vista de toda a gente aquilo que eu costumo chamar de síntese perfeita”, acrescentou o autarca, mas ainda complementou: “Baixámos os impostos e a divida. Apoiamos com mais dinheiro, famílias, empresas, associações e juntas de freguesia. Ainda assim conseguimos um resultado consolidado positivo”.

No que diz respeito ao grupo, envolvendo o município e as empresas municipais, “em 2022 fechamos o ano com 52,7 milhões de euros, ou seja, ficamos perto de uma redução de seis milhões de euros. Uma redução absolutamente significativa”, segundo o presidente. “De 100% da divida, 73% dizem respeito ao município”, completou.

Em jeito de memória, Vítor Pereira recorda que “em 2021, a divida do grupo estava em 58,5 milhões de euros. Em 2013 a divida global era de 130 milhões, aos quais se somaram 15 milhões de várias sentenças judicias, ou seja, quando chegámos tínhamos uma dívida de quase 145 milhões, e agora situa-se nos 52,7 milhões. Desde 2013, no Grupo Câmara e participadas reduzimos mais de 90 milhões de euros”.

O Presidente da Câmara vincou que os resultados financeiros são focados em “apoiar e investir”, mesmo que a autarquia esteja a “receber menos dinheiro”.

“Só em derrama, porque a baixámos para beneficiar as empresas, recebemos menos cerca de meio milhão de euros”, atirou Vítor Pereira, dando conta também que o município deixou também de receber verbas de estacionamento e baixou o IMI para o mínimo: “É um equilíbrio entre aquilo que se pode poupar e onde se deve investir”, contendo-se “nas despesas supérfluas com as boas práticas de todos os serviços”.

- 21 jun, 2023