Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XII
Nº: 626

IX Fórum do Turismo Interno: “Só podemos ter sucesso se trabalharmos juntos” Voltar

Decorreu no passado dia 30 a sessão de abertura do “9º Fórum Turismo Interno – Vê Portugal”, no Teatro Municipal da Covilhã. O evento contou com a presença de Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro Portugal, Mário Raposo, Reitor da Universidade da Beira Interior, Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Vítor Pereira foi o primeiro interveniente. O presidente enalteceu a “diversidade cultural” proveniente do setor do turismo e de como “fortalece os laços internamente e entre nações”, acrescentando ainda que “promove diversas experiências”: “Queremos que as próximas gerações possam disfrutar das maravilhas da nossa cidade e da região”.

Por sua vez, Pedro Machado referiu que se tem de “preparar o futuro, porque ele está aí”: “É um fórum de discussão nacional. Estamos perante um mercado que continua a crescer”. Adicionou ainda que “o aumento das viagens para as regiões e cidades de baixa densidade são uma tendência. É um mercado que se tem de basear em vários fatores. A estruturação do produto turístico, no pensar no presente e no futuro, na capacitação e na validação dos nossos agentes e na monitorização e produção de conhecimento”.

“Para se ter uma ideia de escala, só em 2022 o turismo interno no Centro representou 4.411.497 dormidas. Em 2019, ano de referência, 4.016.888”, detalhou o responsável, detalhando ainda que “um mercado que continua a crescer de forma consistente, e que, à data de hoje, continua na senda do crescimento. Pelos números, justifica mais do que a atenção que lhe estamos a dar”.

O Secretário de Estado focou-se mais nos números: “Estamos numa década de crescimento, com cerca de 10% por ano. Este ano tivemos os melhores meses de janeiro, fevereiro e março. Isto deve-se às empresas e trabalhadores”.

“Estamos a ser consequentes com a mobilização dos instrumentos para o apoio aos projetos apresentados. A agenda valorizou a dinamização do território, das empresas para reforçar a competitividade e das pessoas para dar mais valor ao interior”, acrescentou dizendo ainda que “só podemos ter sucesso se trabalharmos juntos. Só em parceria e em conjunto é que conseguimos construir um futuro”.

Mário Raposo também interveio. Pontuou a importância deste tipo de eventos na cidade e na região: “A opção de promoção das regiões tem origem naquelas que são as suas necessidades específicas e assenta nas potencialidades inerentes aos recursos locais”

O Fórum decorreu do dia 29 a 31 e teve a presença de várias personalidades, incluindo os presentes na sessão de abertura, da ministra da Coesão territorial, Ana Abrunhosa, e dos presidentes do Turismo das regiões portuguesas.

- 07 jun, 2023