Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Regina Gouveia: “Tenho orgulho nos agentes culturais do nosso concelho” Voltar

Dar Voz à Cultura, um programa de António José da Silva, teve o seu primeiro episódio na passada semana, e como convidada esteve Regina Gouveia, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã, que abordou diversos temas sobre a Cultura na cidade e no concelho.

A autarca destacou em primeiro lugar a dimensão, transversalidade e importância desta área de que é responsável, até porque “a Cultura deve ser considerada sem preconceitos, havendo boa cultura desde popular a erudita”.

Em seguida, frisou o papel de destaque que têm os agentes culturais da Covilhã, destacando as mais diversas áreas. “Estou muito orgulhosa pelos agentes culturais que temos na nossa cidade e não só. Eles são parte fundamental da Cultura na Covilhã. Sempre que posso, estou presente nos eventos importantes e nas suas apresentações. Gostaria de estar sempre, mas isso não é possível”, afirmou.

Regina Gouveia referiu-se à Covilhã como “Cidade de Cultura”. “Na pintura, escultura, literatura, arte urbana, música e outras artes, bem como no design, a Covilhã tem criadores e artistas muito interessantes”, salientou.

Questionada sobre a Covilhã, Cidade do Design, e se esta foi uma das maiores conquistas da cidade a nível cultural, Regina Gouveia respondeu que foi “uma conquista muito importante, mas que nos confere muito mais responsabilidade”. “É um projeto muito ambicioso que não teríamos iniciado se não fossemos uma cidade universitária, se não tivéssemos a nossa Universidade como parceira fundamental, além de muitas outras entidades, escolas, empresas e associações cujo envolvimento foi e é também essencial”, disse.

Num programa que abordou diversas questões, Regina Gouveia respondeu ainda à pergunta se alguma vez pensou exercer um cargo político. “Não, nunca. Pensei sempre desenvolver, e desenvolvi, projetos cívicos que beneficiassem a comunidade ou entidades sociais, mesmo enquanto professora, mas nunca pensei vir a ter responsabilidades a nível político. Quando aceitei o convite de Vítor Pereira, foi porque me identifiquei com o projeto e foi mesmo para trabalhar em prol da comunidade e das pessoas”, afirmou.

Regina Gouveia acrescentou ainda que a Covilhã aposta fortemente “na diversidade cultural, inclusiva, e em novos projetos que ajudam a alavancar a Cultura no concelho”.

No final da entrevista, Regina Gouveia disse ser “uma orgulhosa covilhanense”. “Sempre tive orgulho na nossa cidade e no que ela representa, somos uma cidade de Cultura, de Tradições e Costumes, mas também de Conhecimento, Criatividade e Inovação, e isso é coletivamente muito importante”, finalizou.

- 25 mai, 2023