Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XII
Nº: 626

Inverter o paradigma da crítica pela crítica Voltar

Não é fácil estar inserido na sociedade de hoje. Não é fácil gerir coisas, pessoas e situações. Não é fácil adaptarmo-nos aos tempos da crítica pela crítica.

Vivemos num Mundo digital, onde todos dizemos que evoluímos e que sabemos e fazemos tudo. Estamos numa era em que ninguém nos ensina nada e nós ensinamos tudo aos outros.

Num dia destes dei pro mim a ligar um canal de televisão com meia dúzia de comentadores e que criticavam duramente uma situação política no nosso país, mas faziam-no com ódio, despudor e sem medir as palavras. Era o vale tudo para atingir audiências. Era o vale tudo para impor uma opinião, sem dar oportunidade à outra parte para se defender.

É difícil fazer a coisa certa, isso nós sabemos, aliás acho que quase ninguém o faz, de uma forma ou de outra todos temos defeitos e por vezes quando menos esperamos mostramos o que de pior temos.

Passando esta experiência para a nossa área: Fazer Jornalismo não é fácil, ser Jornalista e ter a sua independência ainda é mais difícil, mas mesmo nesta área não defendo a crítica pela crítica, mas sim o diálogo, a construção de uma opinião informada, e respeitar sempre a opinião do outro.

Fazer Jornalismo é também criticar, mas também apresentar soluções, também fazer críticas construtivas e ajudar a que a informação passe para o público o mais correta possível.

Com uma melhor construção de opinião penso que teremos uma sociedade mais informada e que com o tempo pode ser mais opinativa, no bom sentido.

Caminhemos para um Mundo mais construtivo e que os órgãos de comunicação social sejam um ambiente de Democracia e debate de ideias sempre pela positiva.

- 25 mai, 2023