Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Mobicab ganha «Prémio Cidades & Territórios do Futuro» da APDC Voltar

O projeto, da autoria do anterior executivo camarário, presidido por Luís Correia e José Augusto Alves, foi distinguido como um projeto pioneiro, com ideias e estratégias que tornam o concelho mais habitável, sustentável e economicamente viável.

O maior objetivo do sistema Mobicab é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, simplificar e democratizar o acesso aos mais diversos tipos de serviços no concelho de Castelo Branco.

Em comunicado de imprensa enviado aos órgãos de comunicação social, a autarquia onde refere que "acreditar pode significar melhorar! A distinção ao Sistema Mobicab – Mobilidade de Castelo Branco/Transporte Flexível é motivo de grande regozijo para a autarquia, até pela categoria e elevação do Júri que decidiu, entre todos os projetos concorrentes. O Júri é constituído pela Eurodeputada e ex-ministra da presidência, Maria Manuel Leitão Marques, o jornalista da RTP, Daniel Catalão, o diretor da NOVA – Information Management School e coordenador do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, Miguel Castro Neto, a vogal do Conselho de administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda, Dora Moita e o managing partner da Innovsky, Paulo Malta.

A competição visa reconhecer projetos pioneiros, ideias e estratégias que tornem os territórios mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis, em nove categorias distintas: Saúde e bem-estar; Igualdade e inclusão; Colaboração intergeracional; Mobilidade e logística; Relacionamento com o cidadão e participação; Desenvolvimento económico; Economia circular e descarbonização; Qualificações; Experiência pedestre e hospitalidade.

Todas as entidades públicas ou privadas que operem diretamente no território e atuem no universo municipal são elegíveis para estes prémios. Os projetos devem estar, pelo menos, em fase de demonstração e com um nível de maturidade significativo e integrar inovações tecnológicas que promovam a otimização dos recursos e um planeamento, entrega e controlo dos serviços urbanos mais inovador e eficaz, de forma a potenciar a sustentabilidade da economia, da sociedade e do ambiente.

Nas palavras do Vice-presidente da autarquia, Hélder Henriques, com o pelouro da mobilidade, “o projeto Mobicab Flexível, agora premiado, teve a sua primeira fase em julho de 2022. Foi reformulado e alargado a mais localidades, e em outubro do mesmo ano iniciou a 2ª fase. O transporte flexível é uma mais-valia para o território e para as comunidades que o habitam. Assume a cobertura de todos os lugares, mesmo os que têm menos de 40 habitantes, garantindo a adução à rede regular [carreiras] com oferta às segundas, quartas e sextas pela manhã e retorno após o almoço. Este é um projeto que além de melhorar o sistema de transporte público, assume uma importante dimensão social e de inclusão junto dos Munícipes albicastrenses. Gostaria de valorizar a equipa que se dedicou a este projeto, acreditando na sua potencialidade. Deve ser também valorizada a dedicação que os operadores locais [Táxis], que aceitaram este desafio, têm colocado ao serviço da comunidade. Este é um projeto diferenciador na área da mobilidade e que oferece resposta direta às necessidades do cidadão e garante acesso simplificado às populações onde não existe oferta de transporte público regular de passageiros. Considero que este é o reconhecimento da capacidade de resiliência dos nossos munícipes e, por isso, estão todos eles de parabéns”.

Do mesmo modo, o presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, afirmou que “este é o reconhecimento de uma estratégia que temos desenvolvido no território dirigida às pessoas e, por isso, estamos todos de parabéns”. 

O sistema Mobicab é o sistema de mobilidade de Castelo Branco que tende a promover a mobilidade urbana multimodal e sustentável, com uma frota mais segura, mais eficiente, mais cómoda e próxima da comunidade. O Mobicab surge da síntese de dois elementos conceptuais base, que são da marca do Concelho e dos caminhos que conduzem ao coração da Península Ibérica. O primeiro elemento simboliza a identidade e a coesão entre as freguesias do Concelho, enquanto o segundo elemento representa as linhas efetuadas pelos serviços de transporte, onde se inclui o Serviço de Transporte Flexível", conclui o comunicado da Câmara Municipal de Castelo Branco sem nunca referir que o projeto vinha de trás e quem começou a desenvolver o Mobicab foi o anterior executivo.

- 17 mai, 2023