Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Duque de Bragança visita Proença-a-Nova e partilha reflexão sobre gestão florestal Voltar

Duarte Pio de Bragança, Duque de Bragança, foi recebido nos Paços do Concelho de Proença-a-Nova pelo presidente da Câmara Municipal, João Lobo, no dia 30 de abril no âmbito da visita promovida ao Pinhal Interior Sul pela Real Associação da Beira Interior.

Em Proença-a-Nova, a comitiva participou ainda numa palestra sobre Missionários proencenses ao serviço da Igreja e do Rei e ficou a conhecer o Centro Ciência Viva da Floresta, espaço que destaca uma das principais riquezas do concelho e que motivou o debate sobre a problemática da gestão de combustível e gestão florestal. D. Duarte partilhou experiências bem-sucedidas realizadas em países como França e Bélgica de produção de biogás a partir da fermentação de matos, permitindo dar uma nova utilização a estes resíduos lenhosos que antes eram utilizados, por exemplo, para fertilizar terras.

João Lobo, presidente da Câmara, partilhou por sua vez o projeto das Áreas Integradas de Gestão de Paisagem (AIGPs) que também está a ser implementado em 7.500 hectares de área no concelho de Proença-a-Nova e que contribuirá definitivamente para o processo de transformação da paisagem que todos anseiam para reduzir a violência dos ciclos de fogo que têm percorrido o território. Quanto à produção de biogás, o autarca mostrou-se disponível para a possível implementação de um projeto piloto no CCVFloresta.

Se nos Paços do Concelho o destaque foi para algumas das obras do Roteiro das Artes do Município, nomeadamente os quadros do pintor Carlos Farinha, na Casa das Associações o protagonismo foi para os missionários naturais do concelho de Proença-a-Nova, formados no “Real Collegio das Missões”, em Cernache do Bonjardim, e para o papel que tiveram entre 1855 e 1905 no contexto da política de “ocupação efetiva” levada a cabo pelas potências coloniais europeias a partir de meados do século XIX. António Manuel Silva, historiador e professor, deu resposta às questões: “Quem foram? Onde nasceram? Por onde andaram? Que fizeram? Que sentiram? Em que contexto histórico e político desempenharam as suas tarefas? Teriam eles consciência do papel que lhes estava atribuído?”.

- 17 mai, 2023