Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Unidade Móvel de Saúde da Mutualista leva médico à Bouça Voltar

A aldeia da Bouça, com cerca de 200 habitantes, anexa de Cortes de Meio, freguesia do concelho da Covilhã onde a extensão de saúde tem estado sem médico nos últimos meses, passou desde 11 de maio a ser servida pela Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense. A introdução do serviço, com médico de clínica geral, surge na sequência de uma parceria entre a associação mutualista e a coletividade local, o Grupo Desportivo e Animação Cultural da Bouça (GDACB).

Servida desde sempre pela extensão de saúde de Cortes do Meio, “esta é a primeira vez que a Bouça terá médico na própria aldeia, o que é histórico”, sublinha Ilídio Moisés Serra dos Reis, dirigente do GDACB. O serviço arranca com uma regularidade mensal e o local de paragem da Unidade Móvel de Saúde é mesmo em frente à sede da coletividade. A 7 de maio houve já um primeiro contacto da população com a Unidade Móvel de Saúde, que realizou rastreios cardiovasculares gratuitos, numa iniciativa que envolveu também o UBIPharma – Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira Interior, em regime de voluntariado estudantil, e que esteve integrada no 47º aniversário da coletividade da Bouça.

Com a entrada da Bouça na rota da Unidade Móvel de Saúde, a Mutualista Covilhanense passa a servir regularmente 14 localidades do concelho da Covilhã através desta valência, “sempre indo ao encontro daquilo que são as necessidades de cada uma das populações, com parceiros locais, e numa ótica de complementaridade aos serviços públicos de saúde que existem”, realça Nelson Silva, Presidente do Conselho de Administração da instituição.

A Unidade Móvel de Saúde foi criada em finais de 2016 para servir as populações das freguesias rurais do concelho da Covilhã, sobretudo as mais distantes e isoladas e onde o SNS não chega ou é insuficiente para responder às necessidades das populações. Atualmente, atua em Trigais, Aldeia de São Francisco de Assis, Barroca Grande, São Jorge da Beira, Minas da Panasqueira, Cambões, Vale da Cerdeira, Casal de Santa Teresinha, Pereiro, Sarzedo, Verdelhos, Barco, Coutada e agora Bouça. A valência conta com mais de 25 parceiros, entre os quais diversas juntas de freguesia, instituições sociais e o Município da Covilhã.

 

- 17 mai, 2023