Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

A Hora da Verdade estreou na Rádio Fórum Voltar

O Programa A Hora da Verdade estreou na passada quarta-feira na Rádio Fórum, em direto pelas 21 horas. Uma hora e meia de debate político que quis sentir o pulsar da região. Foram muitos os ouvintes que estiveram atentos ao programa, havendo mesmo um pico de audiências a meio do programa.

Jorge Pombo, Luís Fiadeiro e António Rodrigues de Assunção são os comentadores residentes, num programa que tem como principal objetivo informar todo o auditório e ajudar na defesa da Democracia e dos interesses do concelho da Covilhã e da região.

O primeiro tema de debate foi a Mobilidade no concelho da Covilhã, onde os três comentadores têm muitos pontos de vista semelhantes.

Luís Fiadeiro e Jorge Pombo entendem que “houve falta de discussão quanto ao plano de mobilidade”, e que o mesmo foi entregue à empresa que ganhou o concurso sem haver um debate sobre o assunto.

Os dois comentadores entendem que “deveriam existir alternativas para que as pessoas possam vir ao centro da cidade”.

Luís Fiadeiro entende ainda que era necessário fazer um plano de mobilidade para todo o concelho. “O que foi feito foi um plano de mobilidade para a parte urbana e não para o concelho”, afirma.

António Assunção entende que devem ser apresentadas na mobilidade suave para que as pessoas possam vir ao centro da cidade em transportes públicos “poupando assim o ambiente”. “As pessoas não podem sempre andar de carro, mas têm que ser apresentadas alternativas”.

Outro assunto em destaque foi as portagens, onde já houve alguma divergência na opinião dos comentadores.

Luís Fiadeiro e Jorge Pombo entendem que este é um tema fraturante para o desencravamento da região e que deveria ser encontrada uma alternativa para que pelo menos o valor das portagens fosse menor, pois entendem que prejudica a economia e o turismo.

António Assunção afirma que este não é um tema “fraturante” para a sociedade e para as pessoas, e realça que há outros temas que prejudicam mais a região do que as portagens e dá um exemplo. “O lítio é muito mais preocupante do que as portagens, as portagens não é um tema crucial, embora seja importante”, realça.

Já Jorge Pombo entende que não há uma força aglutinadora que lute contra este problema. “Não há uma força congregadora, existem iniciativas dispersas, ou seja, a pedra bate muito na parede, mas ainda não fez nenhuma mossa”, refere.

Nos destaques da semana os três comentadores foram unânimes em atribuir o alto da semana ao Banco Alimentar Contra a Fome.

Esta quarta-feira há mais debate, pelas 21 horas em direto na Rádio Fórum.

- 17 mai, 2023