Covilhã: “Maior edição de sempre” das marchas populares com cerca de 600 pessoas
Voltar
As marchas populares de 2023, na Covilhã, vão realizar-se nos dias 17 e 24 de junho e prevêem-se cerca de 600 pessoas a desfilar. Esta vai ser “maior edição de sempre”, segundo José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do associativismo da autarquia. Falou aos jornalistas numa conferência de imprensa no dia 27 de abril, com a participação do presidente, Vítor Pereira.
Para este ano, há algumas novidades. Relativamente ao ano passado há mais quatro marchas que pertencem ao Motoclube – Lobos da Neve, União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo, GER Campos Melo e GIR do Rodrigo.
“Pela primeira vez, teremos a União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo e o Motoclube – Lobos da Neve. Depois temos bons regressos, do GER Campos Melo e do GIR do Rodrigo e estamos muito contentes com este reencontro”, sublinhou o vereador.
José Miguel Oliveira realça que, para além dos estreantes e regressados, há também novidades em relação ao percurso “nomeadamente ao nível da cidade, por causa das obras na avenida Frei Heitor Pinto. As marchas não vão fazer a tradicional saída do campo das festas em direção ao pelourinho, mas vão fazer saída tradicional da Avenida Marquês de Ávila e Bolama em direção à Praça do Município”.
Ainda em onda de boas novas, o vereador afirma que “no dia 17, vamos ter duas participações especiais que se quiseram juntar as nós que é Marcha Infantil do ATL do Rodrigo e a Marcha do Centro de Atividades do Município.
Contudo, ainda há espaço para quem vem de fora: “No complexo desportivo, vamos ter a participação de uma marcha de fora, a Marcha de Cascais, que irá encerrar o evento deste ano com a sua atuação”.
Em termos de expectativas, o autarca confessou que “este ano são elevadas. É um desafio muito grande termos 10 marchas a atuar e esperamos que eles cumpram os tempos, porque o evento demora”.
Estas marchas têm a organização do GD Mata, juntamente com a Câmara Municipal: “Eram e são organizadas por eles. Na verdade, é que com esta envergadura, também têm de ter a capacidade de organização do Município”.
Em números, esta edição prevê um investimento a rondar os 65 mil euros: “As Marchas da cidade da Covilhã são um cartaz cada vez mais reconhecido por todos. Isto mostra que foi uma aposta ganha em recuperar esta tradição. Para nós enche-nos de orgulho”.