Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Covão dos Conchos Voltar

O Covão dos Conchos tornou-se famoso quando no início deste ano uma série de filmes gravados com um drone mostrava as águas da lagoa a precipitarem-se num gigantesco funil e a desaparecerem misteriosamente…

Ora o funil não é mais do que um túnel construído na década de ’50 e que leva as águas recolhidas da Ribeira das Naves e as encaminha para a Lagoa Comprida, bem mais abaixo. O túnel tem 48 m de coroamento e 1519 metros de comprimento.

Depois da “descoberta” do funil dos Conchos com a publicação de um vídeo apresentando imagens de grande beleza daquele buraco a sugar a água da lagoa, como se tratasse de algo novo e que não estivesse ali já há seis décadas. Como a curiosidade atrai multidões, o percurso que vai da Lagoa Comprida até à barragem é percorrido por muitas pessoas que pretendem ver de perto aquela que quase parece ser a nona maravilha do mundo.

E a verdade é que aquele local é bonito e merece bem a pena visitá-lo, mas não é o único. Toda a serra é maravilhosa e para apreciar toda a sua beleza nada como abandonar as estradas principais, deixar o conforto do automóvel e embrenhar-se serra adentro a pé pelos trilhos e caminhos existentes na serra. O acesso ao Covão dos Conchos faz-se a pé por uma estrada que parte da Lagoa Comprida e que alterna entre o razoável e o difícil, com muitas pedras soltas que atrapalham o caminhar. São cerca de 5 quilómetros, mas ar puro e motivos de interesse não faltam por ali…

- 02 mai, 2023