Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

C3D Makerspace participa na bienal de Artes e ofícios Voltar

O Espaço C3D – Makerspace da Biblioteca Municipal da Covilhã vai participar na segunda edição dos Dias Abertos da “Bienal Artes & Ofícios | Novo Design”, através do Workshop “Debux’Arte – Design e Inovação de Têxteis com Arte”, que decorre no dia 29 de abril, às 16:00 horas, neste Espaço da Biblioteca Municipal.

Aberta a profissionais e público em geral, esta Bienal é a primeira mostra nacional exclusivamente dedicada ao sector das artes & ofícios, um evento charneira de mapeamento e valorização dos saberes tradicionais, aliados ao design e à inovação tecnológica. Os “Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design” acontecem anualmente, numa iniciativa que visa a abertura das oficinas de artesãos em todo o território nacional continental, com vista à dinamização de várias atividades e workshops para o público em geral.

O objetivo é afirmar o território nacional também como destino de Artes & Ofícios. Através de uma programação cultural diversificada, com workshops, ciclos de matéria e atividades de educação patrimonial, estes Dias Abertos promovem uma outra forma de descobrir Portugal, em que o visitante terá a oportunidade de participar em oficinas abertas e experimentar, na primeira pessoa, o que de mais estimulante é desenvolvido ao nível das práticas artesanais e trabalhar com as matérias-primas locais.

Entre abril e maio de 2023, os artesãos abrem ao público as suas oficinas, promovendo diversas atividades ao longo de cinco fins-de-semana distribuídos pelas regiões Algarve, Alentejo, Centro, Norte e Lisboa e Vale do Tejo. Através de visitas e workshops de artes & ofícios, o público é convidado a experienciar verdadeiramente as manualidades associadas a estas práticas tradicionais.

A II edição da Bienal está prevista para 2024. Os Dias Abertos realizam-se anualmente.

- 02 mai, 2023