Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Regina Gouveia faz balanço anual da “Missão de Acolhimento Covilhã-Ucrânia” Voltar

A vereadora da Ação Social do Município da Covilhã, Regina Gouveia, fez o balanço do primeiro ano de acolhimento dos refugiados ucranianos, no passado dia 21, na reunião da autarquia.

Regina Gouveia, admitiu que não trabalharam sozinhos, nos 52 casso de acolhimento: “Foi um balanço positivo, mas foi uma estratégia articulada com muitas associações”.

Dos 52 ucranianos refugiados na Covilhã, a vereadora explicitou também como foi o desenvolvimento. “12 das pessoas frequentam agora o Ensino Superior, sendo que 10 deles continuaram aqui na Covilhã e frequentam agora a UBI, a quem agradecemos o apoio. 6 deles estão em medicina. E 8 já tem trabalho e são os casos com maior autonomização”.

Tocando no ponto da autonomização, a autarca falou que “apenas 3 cidadãos de origem ucranianos não têm autonomização. Estamos a falar de trabalho, da língua e das idades, que temos pessoas que já não têm idade para trabalhar”.

Da parte dos covilhanenses, Regina tocou no ponto da solidariedade. A autarca vincou que processo foi um trabalho conjunto: “Mostramos o apoio a estas pessoas. Foi muitos aspetos, na alimentação, na autonomização. Foi positivo”.

A vereadora falou ainda na reunião do núcleo de Ação onde revelou 85 85 processos em contrato de inserção. Também indicou a data da Bienal “Artes e Oficio” que se passará a 29 de abril.

Recorde-se que a “Missão de Acolhimento Covilhã-Ucrânia” começou a 19 de abril e acolheu, em primeiro lugar, 43 cidadãos, entre os 18 e 25 anos, no Centro de Acolhimento do Seminário do Verbo Divino no Tortosendo. Depois, em abril chegaram mais 6 pessoas acolhidas no mesmo centro. Chegaram ainda mais três ucranianos, mas de forma temporária.

- 26 abr, 2023