Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

TMC~ leva teatro às escolas Voltar

A equipa do Serviço de Comunidade e Mediação de Públicos do Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) prossegue as visitas às escolas do concelho da Covilhã, realizando oficinas artísticas destinadas às diferentes turmas. Esta iniciativa, denominada “TMC~ Fora de Si”, aconteceu já com os alunos e a comunidade educativa da Escola Secundária Campos Melo, Jardim de Infância (JI) e Escola Básica (EB) de Verdelhos, JI/EB do Teixoso, JI/EB de Vale Formoso, JI/EB de Orjais, EB1 de Peraboa, EB1 do Ferro, EB1 do Canhoso, Escola Secundária Quinta das Palmeiras e JI/EB Unhais da Serra. As visitas dos próximos meses serão a Cortes do Meio, São Jorge da Beira, Barroca Grande, Peso, Tortosendo e Vales do Rio.

O mote é o Teatro. Os alunos e alunas são convidados a partilhar e a conhecer os significados e profissões inerentes à atividade teatral e ao edifício que é o teatro, experimentando o gesto, a música, a voz, a imaginação, adereços variados, histórias, emoções, e explorando variadas formas de utilização, observação e apropriação do espaço. A sala de aulas transforma-se em sala de ensaios, palco e plateia.

Escutando diferentes sonoridades, todos se juntam ao desafio de fazer exercícios de movimento, teatro, voz e improvisação. A diversão de estar com amigos, amigas e professores a imaginar em conjunto, faz esquecer o receio de fazer algo novo em frente a um público. Desde a interpretação de personagens à operação técnica – luz ou som -, passa-se tanto por fazer de espetador como de intérprete, revelando os segredos dos bastidores.

As sessões nas escolas, criam um espaço de debate, aprendizagem e invenção que surge na sala de aula, entusiasmando a criação e a experimentação artísticas, fornecendo instrumentos alternativos de comunicação, despertando o sentido crítico e o pensamento próprio e incentivando a tolerância, a compreensão e a entreajuda.

O TMC~ procura, através destas sessões, relembrar que a cultura é uma necessidade basilar de e para todos e todas.

A iniciativa “TMC~ Fora de Si” integra o programa DA TEIA À PLATEIA, do Serviço de Comunidade e Mediação de Públicos do TMC~. Formar, visitar, acolher e criar são os objetivos principais do programa, aproximando as pessoas das manifestações artísticas de uma forma mais íntima e pessoal, reforçando a relação artista-espetador. É fundamental ter espetadores entusiasmados e conhecedores. DA TEIA À PLATEIA divide-se essencialmente em quatro ações-chave, que se complementam: as “Oficinas Artísticas TMC~”, o “TMC~ Fora de Si”, o “TMC~ Convida” e os “Palcos do TMC~”. Para alavancar a criação e a partilha da cultura já existente, para incentivar a participação em novos projetos e despertar a mudança, o TMC~ abre as portas e sai de portas.

- 21 abr, 2023