Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Boneca terapêutica “Alfazema” - Abril Voltar

Sou a Alfazema e Abril é o meu mês, o mês da liberdade. Sou a mais inebriante de todas as minhas irmãs, já que o meu aroma abraça a vida como um poema. Gosto de sol e calor e quando estou em flor sou a rainha do amor. Quando a Primavera me bate à porta, deixo-a entrar, doando-lhe o que tenho de melhor. Mesmo com ervas daninhas à mistura, chego para suavizar a vida, relembrando que é através das coisas mais simples que a felicidade se aconchega e reproduz.  

Abril traz-me à memória os bolos, as bôlas e os folares da Páscoa… Quando chegava esta época, eu e as minhas irmãs, já sabíamos o que nos esperava. Ir à serra, apanhar pinhas e paus para acender o fogo do forno a lenha. Passávamos a tarde inteira a bater bolos, porque tinham que ficar bem amassados, para depois crescerem bem… Depois era deixá-los a levedar, metê-los no forno e esperar que ficassem dourados, para os comermos logo de seguida, ainda quentes. Depois cresci, crescemos todos! Perdemos pessoas, perdemos momentos e o tempo para os bolos também se perdeu...

Nesta Páscoa, muitos já não estarão. Pensemos em cada um deles, relembrando que a verdadeira urgência da vida é a vida. Temos de nos cuidar para conseguir cuidar. Temos de cuidar de quem nos cuidou. Que sejamos um pretérito perfeito para quem sempre esteve, passeou, amou, viveu.

Esta Páscoa, darei bondade a quem não sabe dar. Oferecerei sorrisos a quem não sabe sorrir. Entregarei raios de sol a quem vive na escuridão.

Descobri que a vida renasce quando se doa. Que tenhamos coragem para nos doarmos, encontrando a felicidade na felicidade dos outros.

Que o aroma da Alfazema e os cheiros desta época, fiquem para sempre guardados na nossa memória!

(História de Catarina Silva)

- 18 abr, 2023