UBI assina protocolo com multinacional canadiana
Voltar
A Universidade da Beira Interior (UBI) estabeleceu uma parceria com a Empowered Startups, que se dedica a criar ligação entre entidades científicas e investidores. O protocolo coloca a academia na rota de empresários e empreendedores que procuram ideias inovadoras. A parceria foi oficializada no passado dia 4 de abril, entre o Reitor, Mário Raposo, e o representante da empresa, Francesco Berrettini, com a presença do Vice-Reitor para a Internacionalização e Interação com a Sociedade, José Páscoa.
“Ajudamos empresários altamente qualificados que queiram apostar num país. Avaliamos a área científica em que pretendem apostar e identificamos qual a universidade ou politécnico que mais se adequa à necessidade do empresário. Se a instituição tiver interesse, estabelece um acordo específico e nós tratamos da parte burocrática” assumiu o representante da empresa canadiana.
Por sua vez, Mário Raposo lembrou que Portugal tem um ambiente de incubação muito ativo e a UBI dedica, há muito, uma enorme atenção ao empreendedorismo. “Certamente que irá surgir desta parceria algo de interesse para os vossos investidores”, concluiu.
O acordo entre a UBI e a Empowered Startups prevê genericamente que as duas entidades possam colaborar ao nível do intercâmbio de docentes, investigadores e informações ou publicações académicas e possam implementar projetos conjuntos de ensino e investigação, entre outros.
Este não é o primeiro projeto da empresa em Portugal. A Empowered Startups já tem parcerias estabelecidas com as universidades de Algarve, Aveiro e Évora (onde tem a sua sede portuguesa) e com os politécnicos de Bragança, Guarda, Leiria e Santarém. Esta nova parceria vem de acordo com a política de estabelecer de parcerias com instituições de ensino superior do interior do país.
Foi fundada em 2009 em, Vancouver, no Canadá, e tem atualmente sedes em mais três países: França, Portugal e Estados Unidos. Tem como missão apoiar elementos do sistema científico, em especial, de áreas afastadas dos grandes centros urbanos, visando atrair talentos e novas oportunidades de trabalho e negócios para essas regiões. Já apoiou perto de 500 startups em todo o mundo, desde a sua fundação.