Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Termas de Águas, Penamacor Voltar

A beleza marcante da serra da Malcata serve de enquadramento às Termas Fonte Santa, na União das Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, no concelho de Penamacor, no distrito de Castelo Branco. Além do vasto património histórico, a proximidade da albufeira da barragem da Meimoa e da ribeira da Baságueda é mais um atrativo para os amantes da natureza e para quem procura descansar numa zona calma e acolhedora.

Recuando a 1758, a estância é referenciada, por duas vezes, pelo cura que oficiava a Paróquia de Águas, nos inquéritos gerais então efetuados e cujas respostas foram, mais tarde, compiladas sob o título “Dicionário Geográfico do Reino de Portugal”, vulgarmente conhecido por Memórias Paroquiais. De acordo com a obra, “há neste povo [Águas] uma fonte chamada Fonte Santa, cujas águas, por passarem por minerais de enxofre – como se vê pela cor, cheiro e efeitos delas – são salutíferas aos que nelas se banham”. Um pouco mais à frente, revela que “junto a este lugar nasce de uma rocha um olho de água com sabor a enxofre, da que usam [as pessoas] nas enfermidades de hidropisia”… Através do conhecimento empírico do povo e dos efeitos terapêuticos então descobertos, durante séculos foi feito o seu aproveitamento, continuando, nos nossos dias, a ser procuradas as águas termais da “Fonte Santa” para a cura de diversos males.

Nos últimos anos, com o recurso a técnicas analíticas sofisticadas, a água termal foi efetivamente classificada como “água fracamente mineralizada, com reacção alcalina, sulfúrea, bicarbonatada sódica, levemente fluoretada e com significativa quantidade de sílica”. Estas características tornam este recurso único no panorama termal nacional, nomeadamente para o tratamento de doenças de foro reumatológico (gonoartrose e dorsolombalgia) e de foro respiratório (Rinosinusite).

Em 2011, o município de Penamacor obteve o alvará de exploração deste valioso recurso hídrico. As instalações contam atualmente com equipamentos modernos e técnicos especializados, possibilitando aos aquistas beneficiar do termalismo clássico e de bem-estar.

- 22 mar, 2023