Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Penamacor candidata-se à Rede de Parceiros da Estação Náutica Voltar

No âmbito do processo de candidatura de Penamacor a Estação Náutica de Portugal, o Executivo, como Entidade Coordenadora, avançou com a assinatura do Protocolo da Rede de Parceiros da Estação Náutica.

Este processo, que decorrerá ao longo dos próximos meses, integrará um conjunto de Parceiros que constituirão o futuro Conselho da Estação Náutica. A Estação Náutica é uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas. Desta forma, a Estação Náutica apresenta-se como uma plataforma de cooperação entre atores identificados com um território e que asseguram a oferta de um produto turístico.

Apesar de serem maioritariamente destinos de costa, também nos territórios do interior existem condições para avançar com a certificação de Estações Náuticas, em planos de água estáveis, nomeadamente, rios, lagos e albufeiras de barragens. Esta candidatura a Estação Náutica de Portugal irá contribuir para reforçar a afirmação de Penamacor como destino de turismo náutico, associado às práticas desportivas e de lazer, integrando o turismo náutico na restante oferta do Território: o património natural e cultural.

A Candidatura foi assinalada na BTL - 2023 numa iniciativa realizada no passado dia 2 de março no stand da ERT Porto e Norte, a ENP apresentou, através do Fórum Oceano, a Sessão Nacional da “Rota Nautical Portugal”, onde foi também anunciada a candidatura da Estação Náutica de Penamacor, por esta se encontrar num elevado estado de maturidade. Este espaço permitiu, ainda, promover o potencial náutico que está na base da candidatura deste destino em território de águas interiores, enriquecido através do turismo para a natureza e demais produtos relacionados.

Esta ação contou com a intervenção de Rúben Eiras, Secretário-Geral do Fórum Oceano, Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, António José Correia, Coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal e Teresa Ferreira, Diretora do Turismo de Portugal, que apresentou o “Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para as Infraestruturas de Apoio ao Turismo Náutico”, documento que resulta de um grupo de trabalho coordenado pelo Turismo de Portugal, no qual o Fórum Oceano é parte integrante.

- 16 mar, 2023