Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

IPCB com projetos estruturantes para São Tomé e Príncipe Voltar

António Fernandes, presidente do Politécnico de Castelo Branco, e Ana Vaz Ferreira, vice-presidente da instituição, estiveram de visita a São Tomé e Príncipe, onde se encontraram com diversas entidades públicas locais no sentido de reforçar e estabelecer novas fórmulas de cooperação com aquele país, em particular na área da educação.

No périplo pela ilha de São Tomé, a equipa do IPCB começou por debater com Eugénio Neves, diretor geral do Turismo e Hotelaria, cenários possíveis quanto à formação prática de técnicos e a definição de vagas para alunos seriados no âmbito de um protocolo já existente.

Seguiu-se a passagem pela Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), onde a comitiva foi acolhida pelo reitor, vice-reitora e pró-reitora para a cooperação, tendo reunido com a presidência do Instituto Superior de Ciências da Saúde Vítor Sá Machado, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, e do Instituto Superior de Educação e Comunicação.

Os objetivos pré-acordados contemplam a partilha das formas de apoio social existentes em Portugal, colaboração nas áreas do serviço social, ensino básico, desporto e energias renováveis, bem como o lançamento de uma licenciatura em Engenharia Civil e de um mestrado conjunto ligado às necessidades educativas especiais.

No encontro com a ministra da Educação, Cultura e Ciência, Isabel de Abreu, foram abordadas as estratégias de cooperação entre o IPCB e a USTP, assim como a total disponibilidade em colaborar no reforço do ensino superior em São Tomé e Príncipe. Com a diretora-geral da Cultura, Mardginia Pinto, surgiu a hipótese de o IPCB receber alunos são-tomenses no mestrado em Formação Musical e de prestar apoio na criação de uma escola de arte naquele país africano de língua oficial portuguesa.

Os dirigentes do Politécnico de Castelo Branco foram também recebidos por Guilherme Inglez, presidente da Câmara Distrital de Lembá, e por Anahory Dias, presidente da Câmara Distrital de Mé-Zóchi (CDMZ), emergindo neste caso o interesse pela formação de técnicos nas áreas da refrigeração, energias renováveis e desporto, assim como a possibilidade de o IPCB contribuir para a criação da Escola Superior de Ciências Agrárias.

Para já, e com o propósito de que «os melhores e mais capazes possam estudar em Portugal e contribuir para o desenvolvimento da sua terra», foi estabelecido um protocolo com vista à atribuição de vagas aos cidadãos com ensino secundário completo, indicados pela CDMZ, que ingressem através do estatuto de estudante internacional nos cursos de licenciatura do IPCB.

Em aberto fica o alargamento do acordo a outros parceiros e entidades empresariais de São Tomé e Príncipe, dispostos a comparticipar ao aluno o valor da propina sempre que este se comprometa a regressar ao país de origem e a integrar a empresa assim que concluída com sucesso a formação.

- 16 mar, 2023