Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Covilhã acolhe 27ª edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior Voltar

A Covilhã vai receber o 27º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior entre os dias 16 e 25 de março no Auditório das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior com entrada 100% gratuita. O festival foi apresentado no passado dia 7 em conferência de imprensa e é organizado pelo TeatrUBI e a ASTA.

O evento terá a participação de 10 companhias. Três delas profissionais, uma de Évora, outra de Cáceres e outra da Colômbia, sendo as restantes de cariz universitário.

O festival vai arrancar com um novo espetáculo “Cuspir o Coração” criado e dirigido por Rui Pires, diretor do TeatrUBI, com o apoio de cerca de uma quinzena de participantes.

O atual diretor do grupo de teatro avançou que a peça «vai abordar as relações amorosas e interpessoais. Com destaque para a questão da mulher como é vista e como é tratada». Complementou ainda que «não tem muito texto pela grande componente física e visual do espetáculo».

De forma a dar pormenores sobre o festival, o diretor detalhou que terá um orçamento de 16 mil euros, ascendendo aos 20 mil tendo em conta «os recursos humanos, hospedagem, entre outras coisas».

Rui Pires destacou ainda que por ser no interior do país se deveria dar mais atenção a este tipo de evento: «Acho que tem de se dar algum valor a esta tradição e este número que devia ser olhado com outros olhos, mas não é. As entidades deviam ser as primeiras interessadas a que tivesse outra visibilidade, mas não acontece. Falta-nos um parceiro local que nos permita alavancar o festival e que o torne visível».

Também presente na conferência esteve o diretor da ASTA, Sérgio Novo, que sublinhou «a pluralidade artística» que está presente no cartaz, «uma vez que podem ser vistos espetáculos de várias estéticas».

«Podemos dizer que na cidade da Covilhã, mais uma vez, acontece cultura. Há a possibilidade de se oferecer à comunidade espetáculos diferentes, de várias estéticas, umas mais contemporâneas, outras mais clássicas o que é importante para a componente formativa que o TeatrUBI e a ASTA têm para com o seu público», complementou o diretor da ASTA.

O evento está situado entre o 34º aniversário do TeatrUbi (dia 14) e o Dia Mundial do Teatro (dia 27), datas «significativas» para os representantes do projeto.

- 16 mar, 2023