Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Associação de Diabéticos da Serra da Estrela celebra 9º aniversário Voltar

A Associação de Diabéticos da Serra da Estrela celebrou no passado dia 11 de março o seu 9º aniversário. Juntos dos seus sócios e de alguns convidados, a festa teve lugar na sede da associação com a presença do presidente, Vítor Fazendeiro, do vereador da Câmara Municipal, José Oliveira, e do Presidente da Junta da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso, Carlos Martins.

Em primeira instância, houve lugar para discursos. Vítor Fazendeiro deu o pontapé de saída: «Às vezes caímos, mas temos sempre uma coletividade amiga para nos levantar. Até agora, temos tido sempre alguém para nos ajudar, seja da associação, seja da Câmara, ou da Junta». «Temos ainda algumas novidades, mas que só podemos revelar no almoço de aniversário, porque ainda há alguns dossiers por resolver», continuou o presidente.

«Os sócios podem contar com a associação, assim como toda a população, porque isto é trabalho de todos para todos», terminou assim Vítor Fazendeiro.

De seguida, o dono da palavra passou a ser o vereador: «Ainda não tinha visitado a sede da associação. Mas sei que tem aqui todas as condições dignas para continuar a levar a cabo o seu trabalho de apoio, de auxilio, de formação e educação».

«Da parte da Câmara, um agradecimento ao vosso trabalho. Só podemos agradecer esta entrega», assim completou o seu discurso Jorge Oliveira.

Por último, o presidente da junta teve direito ao seu momento: «Temos tido uma relação muito próxima com a direção. São estas associações que são importantes, porque estamos mais próximos da população».

Em jeito de homenagem «quero ao senhor José Gil que é médico na Mutualista e no CHUCB que é um amigo da Covilhã. Este senhor já fez muito por estas pessoas», finalizando assim os discursos.

Seguidamente, a festa. Houve bolo, houve alegria, houve conversa, houve amizade. Contudo, Vítor Fazendeiro teve tempo para a imprensa.

Com alguns projetos em vista, começou pro falar do Encontro Nacional das Associações de Diabéticos que vai correr na Covilhã «nos dias 6 e 7 de maio, no anfiteatro da UBI, numa parceria com a Câmara e com a Associação Portuguesa de Diabetes». «Vão ser discutidas áreas relacionadas com a diabetes, como a gastronomia e o desporto e vamos contar com oradores desde lá de baixo de Portimão, até lá de cima de Bragança. Vão ser cerca de 30 oradores de várias partes do país», complementou o presidente.

«É importante para nós lançarmos o convite para as associações para que os técnicos de saúde ligados a elas participem», atirou Vítor Fazendeiro fazendo a ponte para outro projeto, desta vez a celebrar dentro da semana seguinte.

«Foi um repto lançado pelos Lions Club da Cova da Beira. Visionaram um pouco do nosso trabalho que veio a ser realizado ao longo de quatro anos. O objetivo é fazer um conjunto de ações durante o ano sobretudo ao nível da saúde», assumiu assim, o presidente, a brevidade da celebração da parceria.

Para finalizar, falou do almoço de aniversário, onde «temos três novidades, duas de extrema importância para nós, uma delas é bombástica». Esta confraternização terá lugar no dia 25 de março, no salão do Grupo Recreativo Refugiense.

- 16 mar, 2023