Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Projeto quer estimular empresas e empreendedorismo na Beira Baixa e na Beiras e Serra da Estrela Voltar

A Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco, enquanto Centro de Empresas Inovadoras (CEi), na qualidade de promotor líder, a InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) uniram-se para promover o empreendedorismo nas regiões da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela.

O Projeto INOV2B – Empreender na Indústria 4.0, pretende apoiar as empresas, os empresários e empreendedores locais através da capacitação para a geração de ideias/produtos inovadores, estimulando assim o surgimento de novas iniciativas empresariais e a criação de novas empresas.

As várias atividades do projeto pretendem contribuir para o estímulo do espírito empresarial e a competitividade territorial na região, focando-se sobretudo nas fileiras Agroalimentar; TICE; Indústria Cultural e Criativa e por fim, Automação e Robótica, fomentando, em simultâneo, a cooperação e a inovação intersectorial destas fileiras.

Nesta primeira fase do programa, estão a ser dinamizada um conjunto de sessões InovMeeting, que já envolveram mais de 300 jovens desde o início de fevereiro. Estas ações pretendem sensibilizar os/as jovens empreendedores/as e empresários/as para a temática do projeto, despoletar o espírito e a criatividade de cada um/a e desafiar todos/as os/as participantes a inscreverem-se nos concursos de ideias “Empreender na Indústria 4.0”

As melhores ideias deste concurso, serão premiadas com 1.500€ e serão ainda atribuídas bolsas para fomentar o empreendedorismo feminino no valor de 700€/mês, durante 4 meses.

A Indústria 4.0 é impulsionada pelas tecnologias inovadoras que causam efeitos profundos, quer nos sistemas de produção quer nos modelos de negócio, e por esse facto, a digitalização é assumida pelo consórcio como elemento-chave presente em “todos os projetos, pois, se assim não for, não há competitividade, não há como estar no mercado, não há como inovar”, afirma Ana Marques, Diretora do CEI, em nota de imprensa enviada ao Diário Digital Castelo Branco.

As candidaturas abertas em beirabaixa.inov2b.pt (NUT III Beira Baixa) ou beiraseserraestrela.inov2b.pt (NUT III Beiras e Serra da Estrela).

- 08 mar, 2023