Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Prémios investigadores e empresas com projetos inovadores na agroindústria Voltar

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai distinguir oito empresas e investigadores que desenvolveram os projetos mais inovadores e sustentáveis para o setor agroindustrial, no âmbito do projeto S4Agro. O prémio, no valor de 20 mil euros, será entregue aos vencedores no Congresso Internacional S4Agro que terá lugar no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, nos dias 2 e 3 de março.

“Lançámos um concurso para as empresas do setor agroalimentar proporem desafios à academia, havendo o objetivo de melhorar a sua sustentabilidade e os seus processos de inovação”, afirma Teresa Paiva, docente no IPG e coordenadora do projeto. “Numa segunda fase, equipas de investigação da academia responderam aos desafios e identificaram as melhores soluções para tornar Pequenas e Médias Empresas (PMEs) mais sustentáveis, produtivas e eficientes”.

As empresas vencedoras foram a Space Value Unipessoal, a Soresa, a Greenflavours Unipessoal e a Casa das Carnes do Ervedal, sendo que os investigadores a apresentar as soluções mais inovadoras e sustentáveis foram, respetivamente, João Pedro Faria, da Universidade da Beira Interior (UBI), Martim Lima de Aguiar, da UBI, Ana Gomes Bispo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e Filipa Pinto Gomes, do Politécnico de Leiria.

“Distinguir empresas e investigadores foi uma forma que encontrámos de contribuir para a inovação do setor agroindustrial e a aproximação das empresas à academia”, afirma Teresa Paiva. Os vencedores – que receberão 2500 euros cada – foram eleitos por um júri independente constituído por Ana Cerejo (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro), Diogo Araújo (Agência Nacional de Inovação – ANI), Neusa Magalhães (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – CCDR do Centro), José Assunção (Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha) e António Moitinho (Investigador no Politécnico de Castelo Branco).

 

Congresso é “oportunidade para transferir conhecimento”

 

“A investigação é um contributo fundamental para acelerar a inovação e a sustentabilidade nas empresas”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda. “O Congresso Internacional S4Agro constitui uma excelente oportunidade para transferir conhecimento da academia para a sociedade e a indústria, ao mesmo tempo que se promove o networking”.

Além da entrega dos prémios, o programa do Congresso conta com várias apresentações científicas, workshops, mesas redondas e degustações. Gonçalo Rodrigues, secretário de Estado para a Agricultura, Luísa Magalhães, diretora executiva da Associação Smart Waste Portugal, e Ondina Afonso, diretora da Qualidade e Investigação na Sonae MC, serão alguns dos oradores presentes.

A docente e investigadora Teresa Paiva estará a moderar uma das mesas redondas, com o tema “Cooperar para Inovar – Que oportunidades?”. Nuno Mangas, do Compete 2020, António Ceia da Silva, da CCDR Alentejo, Jorge Brandão, da CCDR Centro, João Borga, da ANI, e Fernanda Osório, da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), irão debater o tema.

Financiado pelo COMPETE2020 e pelo Portugal2020 em cerca de um milhão de euros, o projeto S4Agro é desenvolvido pelo Politécnico da Guarda, pelas universidades da Beira Interior e de Évora, pelos institutos politécnicos de Coimbra, de Viana do Castelo e de Leiria e pelo InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro.

- 08 mar, 2023