Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Autarquia do Fundão com quatro milhões para habitação social Voltar

O Fundão tem quatro anos para executar 55 milhões de euros na área da habitação. Um trabalho exigente, do ponto de vista dos prazos, uma vez que, do ponto de vista financeiro, as candidaturas aprovadas, nesta área, são a fundo perdido.

Segundo o presidente da Câmara do Fundão, dos 700 fogos de habitação protocolados entre a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, no passado dia 26 de janeiro, 43% serão construídos no Fundão.

“Dos cerca de 81 milhões que o programa tem para as Beiras e Serra da Estrela, mais de 30 milhões são no concelho do Fundão, que representam 269 novos fogos, a serem criados no Fundão em termos de rendas acessíveis.”

Um protocolo que, a somar ao programa “Primeiro Direito” e aos mais de 20 milhões de euros em candidaturas na habitação de carater urgente, coloca o município perante um grande desafio.

“Estaremos muito próximo de ter aqui um conjunto, na área da habitação, entre os 55 e os 60 milhões de euros, o que é, de facto, um programa muito musculado e que nos exige muito.”

Uma exigência que não é tanto financeira, uma vez que os programas são a fundo perdido, mas sobretudo de prazos.

“É muito exigente exatamente pelos timings. Nós temos quatro anos para executar cerca de 55 milhões de euros na área da habitação, o que é um valor muito alto, sobretudo, em termos de projetos e de lançamento de procedimentos”, explica o autarca sobre o trabalho que não se avizinha fácil, nos próximo quatro anos, “para conseguir cumprir aquilo que temos candidatado e que, felizmente, tem vindo a ser aprovado”, referiu Paulo Fernandes.

- 07 mar, 2023