Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Prémio Eduardo Lourenço entregue a Valentín Cabero Diéguez Voltar

A Câmara Municipal da Guarda, juntamente com o Centro de Estudos Ibéricos (CEI), entregou, o Prémio Eduardo Lourenço 2022 a Valentín Cabero Diéguez, numa sessão em que será apresentado o pré-programa das comemorações do centenário do ensaísta natural de Almeida.

A sessão teve lugar na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), irá iniciar-se pelas 15h00 com o Colóquio “Leituras de Eduardo Lourenço: Nós como futuro”, que terá como oradores António Sáez Delgado (Prémio EL 2014), Fernando Paulouro (Prémio EL 2017), Carlos Reis (Prémio EL 2019) e Pílar del Rio (Fundação José Saramago – Prémio EL 2021).

Com esta iniciativa, o CEI propõe às personalidades distinguidas com o Prémio Eduardo Lourenço que reflitam, a partir das suas áreas específicas, sobre a sua importância e implicações para “as luzes e as sombras do mundo em que vivemos”.

O grupo que coordena as Comemorações no CEI, constituído por António Pedro Pita e Rui Jacinto (Universidade de Coimbra), Roberto Vecchi e Margarida Calafate Ribeiro (Cátedra Eduardo Lourenço, Universidade de Bolonha), tem vindo a preparar um programa “com o envolvimento direto de instituições com quem o professor estabeleceu uma relação mais estreita e que esboçam um possível Roteiro Eduardo Lourenço”.

Ao longo de dezoito anos, o Prémio Eduardo Lourenço distinguiu personalidades e instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

As Comemorações do Nascimento de Eduardo Lourenço terão início a 23 de maio de 2023, dia do aniversário do ensaísta e irão prolongar-se por um ano, até 23 de maio de 2024.

A Câmara Municipal da Guarda revelou em comunicado que as comemorações contam com diversas entidades parceiras, como as universidades de Coimbra e de Salamanca, o Instituto Politécnico da Guarda, as Câmaras Municipais de Almeida e Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca Nacional e o Instituto Camões.

São também parceiros o Centro Nacional de Cultura, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela, Direção Regional da Cultura do Centro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal.

- 07 mar, 2023