Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Parlamento chumba redução das portagens Voltar

Os diplomas apresentados por PSD, Chega e PCP para reduzir ou eliminar o pagamento de portagens nas antigas SCUT foram chumbados, esta sexta-feira, na Assembleia da República.

A Assembleia da República, reunida em plenário, esta sexta-feira, reprovou os 10 projetos-lei do Partido Comunista Português para a eliminação de portagens nas autoestradas A23, A24, A25, A28, A29, A41, A42, A4, A13, A22, e a proposta do Partido Chega que defendia a implementação de um plano gradual de isenção do pagamento de portagens.

Da proposta apresentada pelo Partido Social Democrata foi aprovado um dos três pontos que prevê a aplicação, “com caráter de urgência”, de um regime de descontos previsto para os veículos elétricos e não poluentes.

No final dos trabalhos, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, acusou os sociais-democratas de “oportunismo político” e destacou o facto do valor das portagens ter vindo a diminuir.

Já o deputado social-democrata Joaquim Miranda Sarmento atribuiu aos socialistas a responsabilidade pela introdução de portagens nas antigas SCUT, considerando que foram “contratos ruinosos”.

O deputado do PCP Bruno Dias apontou o dedo a PS e PSD, partidos que foram responsáveis pela introdução de portagens, sinalizando uma “convergência” para as manter.

Pedro Pinto, deputado do Chega, acusou o PS de mentir aos portugueses, recordando que o valor das portagens aumentou no dia 01 de janeiro de 2023.

- 06 mar, 2023