Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Bloquistas estiveram na região Voltar

Responsáveis do Bloco de Esquerda assinalaram, o encontro «Semear Coesão», que se realizou no sábado, no Fundão, distrito de Castelo Branco.

“O encontro Semear Coesão, que organizámos com o Interior do Avesso, juntou no Fundão mais de cem pessoas num dia de debates com quem não desiste do interior, quem aqui protagoniza as lutas, quem não se conforma com pretensas políticas de coesão territorial sem efeitos tangíveis”, escreveu o eurodeputado José Gusmão no Twitter.

O dirigente bloquista apontou ainda que o “interior não pode continuar a sobreviver com as sobras do litoral numa política de trickle-down em que estes territórios ficam à espera do pinga aqui e pinga ali”. Reforçando a necessidade de olhar para o interior do país, lembrou que são precisas políticas de coesão “reais”.

Também a coordenadora do partido, Catarina Martins, que abandona a liderança no final de maio, lembrou o evento nas redes sociais, escrevendo: “Desde 2015 que organizamos regularmente encontros sobre o interior e sobre território (ferrovia, agricultura, floresta, regionalização..) E em 2019 nasceu o Interior do Avesso”.

“Destes encontros têm surgido as mais fortes propostas para o país. Partilhar estes espaços é um privilégio”, rematou a bloquista.

O encontro realizou-se na Escola Secundária do Fundão, e, de acordo com o partido, responsável pela organização, o objetivo é “promover a discussão e reflexão” sobre temas “como a valorização da floresta e património natural, passando pela mobilidade e pelas situações de isolamento das populações, sem esquecer as especificidades dos desafios enfrentados por quem vive, trabalha, estuda ou é ativista no Interior”.

- 28 fev, 2023