Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Portas de Ródão Voltar

Referência incontornável e deslumbrante na paisagem de Vila Velha de Ródão, as Portas de Ródão são uma ocorrência geológica natural, localizada nas duas margens do Tejo, nos concelhos de Vila Velha de Ródão e Nisa.

Trata-se de uma imponente garganta escavada pelo rio Tejo na crista quartzítica da serra do Perdigão, que criou um estrangulamento no curso da água com 45 metros de largura.

O local serve de habitat para a maior colónia de grifos do país e é um lugar privilegiado para a investigação de fauna e avifauna. Aí podem ser observadas 116 espécies de aves, muitas delas consideradas em vias de extinção e algumas raras, das quais se destacam a cegonha-preta, milhafre real, abutre-preto ou a águia perdigueira.

As suas margens atraíram desde cedo as populações humanas e nelas podemos encontrar vestígios das mais antigas comunidades de que há memória na Península Ibérica. Ao longo dos séculos, as Portas de Ródão testemunharam também importantes movimentos militares, não fosse este um ponto estratégico para a definição de fronteiras e defesa do território.

Consideradas pelo professor Galopim de Carvalho como um dos mais importantes geomonumentos existentes em Portugal, as Portas de Ródão foram classificadas como Monumento Natural em 2009, constituindo um lugar único devido aos seus valores geológicos, paisagísticos, arqueológicos, históricos e biológicos.

Mais do que uma mera referência geográfica, as Portas de Ródão são um símbolo de uma região e uma comunidade que estabelece com este monumento uma profunda identidade.

- 28 fev, 2023