Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Caminhos de Santiago vão ser promovidos na Covilhã Voltar

Entre os dias 23 e 25 de março a Covilhã vai receber o I Fórum Peregrino Internacional, organizado pela Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, em parceria com a autarquia covilhanense.

A iniciativa conta com uma ação de formação e ainda um Fórum do Peregrino, onde estarão presentes diversas entidades e também as autarquias que fazem parte desta rede.

A vereadora da Cultura da autarquia da Covilhã, Regina Gouveia, realça a importância desta iniciativa, até porque “a Covilhã esteve sempre presente desde a criação da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago”. “É com muita honra que recebemos esta iniciativa que é muito importante, tanto para a Federação, como para a Covilhã, queremos promover os nossos caminhos, e também ajudar a que tenham ainda mais pessoas a passar por eles”, diz.

Regina Gouveia afirma ainda que este Fórum Internacional “será uma oportunidade para que também haja formação para os agentes que estão inseridos nos Caminhos de Santiago”, tal como “criar condições para que todos possamos melhorar ainda mais as condições para os Peregrinos”.

“Tudo faremos para que este Fórum seja um sucesso, e que tudo corra como planeado”, realça.

A vereadora diz ainda que vai haver algumas parcerias entre a Federação e a Universidade da Beira Interior, nomeadamente no “âmbito da investigação”, e “ainda hoje haverá uma reunião com a Universidade”.

Presente na conferência de imprensa esteve também a vice-presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar e presidente da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, Ana Rita Dias que realçou a importância que este Fórum terá para o futuro. “É um Fórum onde vamos pensar ainda mais os Caminhos Portugueses de Santiago, onde faremos formação e refletiremos sobre o futuro, é o primeiro grande evento depois da constituição da Federação”, afirma.

Ana Rita Dias diz ainda que é importante certificar mais Caminhos em Portugal, e que a Federação tudo está a fazer para dar cada vez mais condições ao Peregrino. “Abrimos mais candidaturas para Albergues para os Peregrinos, e se possível que fiquem perto dos Caminhos, para assim criarmos condições, e fazer com os Peregrinos venham pelos Caminhos Portugueses”, diz.

Já Carlos Madaleno, representante do município da Covilhã na Federação dos Caminhos de Santiago, conta que o Caminho do Ferro vai tendo um aumento gradual de Peregrinos e que em agosto vai receber jovens, tendo em conta as Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam pela primeira vez em Portugal. “O nosso Caminho vai alimentar gradualmente em termos de Peregrinos, tal como a Albergaria que temos no Ferro e que também vai receber jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude”, realça.

O evento realiza-se em vários locais da Covilhã e também no Ferro, incluindo a Universidade da Beira Interior e o Auditório Municipal da Covilhã e ainda na freguesia do Ferro, e termina com uma visita ao Museu do Queijo em Peraboa.

- 22 fev, 2023