Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

A Força do Propósito Voltar

Atualmente a metodologia de treino é pensada em rigor para que os desportistas atinjam o máximo rendimento, dentro das suas “janelas” de oportunidade. Se, por um lado, o treino das competências físicas, técnicas, táticas, entre outras, são pensadas de forma pormenorizada, durante as sessões de treino, por outro, na grande maioria das vezes fica esquecida a componente mental.

A diversidade de personalidades, expetativas e objetivos dentro de uma equipa, pode ser tão vasta, que torna complexa a intervenção de profissionais capazes de unir forças para que os atletas consigam atingir os seus objetivos individuais, e em simultâneo seja igualmente possível potenciar a performance da equipa. No entanto, um treino mental que seja realizado com método, pode exponenciar a capacidade de superação de todos.

Já ouviu falar em propósito?

De uma forma geral na vida, e em particular no desporto, encontrar o nosso propósito leva-nos a agir de forma focada, para que consigamos alcançar as nossas metas. E quando falo em propósito não falo apenas em objetivos, falo especificamente do cunho pessoal que queremos deixar no mundo. A nossa marca! Aquilo pelo qual queremos ser recordados. Costumo dizer que quando não temos um propósito, todos os caminhos estão certos, o problema é que podemos andar a deambular por eles, sem saber bem para onde queremos ir.

O que se verifica muitas vezes, é que grande parte dos atletas, treinadores e dirigentes não têm um propósito bem definido, não sabendo bem que metas e/ou conquistas intermédias colocar, o que dificulta que os objetivos sejam alcançados.

Acreditar no nosso propósito e relembrá-lo diariamente, ajuda a colocar a nossa mente focada nos valores, nos nossos princípios, na nossa identidade e, deste modo, proporcionar um forte motivo de ação, aumentando assim a determinação, a resiliência e a coragem para nos superarmos, levando-nos mais facilmente a atingir aquilo que anteriormente considerávamos inalcançável.

Já pensou qual o seu propósito e as conquistas intermédias que tem de fazer para o atingir?

Para além da falta de propósito, existem outros fatores que nos vão demovendo de chegar às nossas conquistas, como é o caso das crenças limitadoras que cada um de nós tem, e que, basicamente, são pensamentos que boicotam o foco e nos tiram do caminho do nosso propósito.

Certamente, já todos ouvimos intervenientes no mundo do desporto a refletir e a debater temas, com base nesses pensamentos castradores, usando expressões como: “já sou velho para isto”, “aqui no interior é impossível chegar a profissional de futebol”, “para ser alguém no mundo do desporto é preciso cunhas”, etc. De facto, são armadilhas que a sociedade muitas vezes coloca dentro da nossa mente, que pela regularidade com que as ouvimos, faz-nos acreditar que são verdades absolutas. Expressões como estas ficam gravadas no inconsciente dos desportistas, bloqueando-os a ter uma ação determinada para atingir os seus sonhos.

Apesar destes embustes mentais, alguns desportistas conseguem atingir a sua performance, mesmo saindo de contextos que, pelas suas características, são pouco favoráveis a que isso aconteça. São desportistas que percebem claramente que os acontecimentos das suas vidas, são da sua exclusiva responsabilidade.

Podemos concluir então que é de extrema importância que defina o seu propósito, pense positivo e siga o caminho que considera mais rentável para o alcançar. Os resultados dependem maioritariamente de si! Se lidera equipas, inspire os seus elementos a fazer o mesmo.

Não esquecer! Treinar o cérebro é um processo demorado, que obriga a foco e consistência.

- 18 fev, 2023