Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Confundir liberdade de expressão com falta de educação Voltar

Nos dias que correm há pessoas que confundem liberdade de expressão, com falta de educação, com ser arruaceiro, ou até como que costumamos chamar «falta de berço».

Hoje em diversos canais de informação e comunicação, sendo o maior exemplo as redes sociais, muitos opinam, falam sobre o que sabem e não sabem, insultam e até cometem crimes de difamação, que umas vezes vão à barra dos tribunais outras vezes ficam de parte, porque a maior resposta que se dá ao ignorante é o silêncio.

Defendo a liberdade de expressão e informação. Todos têm direito a falar e a escrever, mesmo que não nos agrade essa mesma opinião, mas temos que a aceitar, e então se ela for dada com educação e respeito, como fazem os Grandes Senhores, tudo bem, o pior é que muitos confundem a liberdade de expressão e opinião e até a palavra Democracia com desrespeito, mas isto pode acontecer por diversas razões: ou por frustrações da vida, até traumas de infância, ou porque a pessoa quer alcançar algo e nunca o conseguiu, ou por incompetência, ou por falta de caráter, ou até porque a vida não lhe sorriu; ou pode acontecer porque se queria ter poder e nunca se conseguiu, ou por falta de apoios, ou então porque foram ao escrutínio popular e foram “chumbados pelo povo”, que não lhes reconheceu competência e caráter para lá chegarem.

Isto tudo podem ser motivos para que as pessoas mostrem o que de pior há nelas, a baixeza, a pequenez, o ódio que lhes faz mal à saúde e pode causar problemas futuros. Mostram a amargura nas redes sociais, porque se calhar queriam protagonismo e nunca o tiveram e quando o quiseram ter esbarraram contra aqueles que têm caráter, que são honestos e não atropelam ninguém na caminhada da vida.

Sou católico como nunca escondi, e nas graças que solicito, peço sempre para ter discernimento para não insultar os outros, para não os atropelar, para expor a minha opinião com respeito, educação e sempre com gentileza para com os outros.

O mundo castiga sempre a falta de caráter, o arruaceirismo, a revolta espelhada no insulto e na agressão. Liberdade de expressão é falar e escrever não insultando, é falar e escrever expondo a nossa opinião e deixar sempre espaço para a dos outros.

No entanto neste campo defendo sempre e muitas vezes o silêncio como a “arma” dos fortes e dos que têm caráter. A “arma” dos verdadeiros Democratas e dos que respeitam as Pessoas. Farei sempre este um dos lemas de vida. E por vezes na vida mais vale estar calado, do que abrir a boca e só dizer asneiras.

«O silêncio é a oração dos sábios. O silêncio é de ouro e muitas vezes é a resposta. Se todos soubessem o valor das palavras, dariam mais valor ao silêncio. O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater».

- 14 fev, 2023