Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Saiba como vai funcionar o Plano de Mobilidade na Covilhã Voltar

Iniciou no dia 1 de fevereiro a nova operação do sistema de mobilidade da Covilhã – Covilhã Mobilidade, do Grupo Transdev, para já, com a estreia de duas rotas, a linha da Serra, com ligação às Penhas da Saúde e Torre e a linha da Universidade, com ligação ao terminal rodoviário e à estação de comboios.

“É o início de uma concessão de dez anos que vai permitir aos covilhanenses o acesso a um serviço de transportes multimodal que inclui novos autocarros, mais rotas, novos abrigos e a gestão de elevadores, funiculares, bicicletas, trotinetas, estacionamento e uma APP que assegura a ligação entre todos estes modos. A ambição é gerir a mobilidade urbana de forma a servir melhor um número maior de pessoas”, afirma a empresa concessionária Transdev.

A chegada dos novos serviços e equipamentos será faseada até 1 de julho, momento em que todos os serviços e equipamentos estarão à disposição da população. “O objetivo é proporcionar uma melhoria da qualidade de serviço existente e desenvolver a mobilidade coletiva no concelho da Covilhã”.

 

Conheça melhor o Plano de Mobilidade

Viagens gratuitas para estudantes do ensino secundário e superior

O benefício que os estudantes do ensino secundário e do ensino superior passam a ter desde já, é que passam a viajar de forma gratuita nos autocarros da Covilhã Mobilidade. Com a entrada em operação dos diferentes tipos de oferta, os estudantes terão também viagens gratuitas em elevadores, funiculares e 8 minutos de utilização gratuita diária em bicicletas e trotinetas.

 

Elevadores e funiculares em março

O faseamento da operação aponta para março a entrada em funcionamento de elevadores e funiculares. Os residentes, estudantes e seniores com mais de 65 anos vão poder viajar gratuitamente.

 

Novas regras de estacionamento em maio

Em maio entra em vigor a nova gestão para o estacionamento, operada pela Covilhã Mobilidade através de um parceiro especializado. As novas regras garantem que os residentes têm estacionamento gratuito para um carro, seja à superfície ou em silo-auto. Para todos os utilizadores dos silos auto, os primeiros 30 minutos de estacionamento são gratuitos. Residentes e trabalhadores do comércio tradicional têm direito a 30% de desconto nos silos auto. Também os detentores de passe mensal da Covilhã Mobilidade beneficiam de um desconto de 30% na avença dos silos auto. No estacionamento à superfície, passam a existir, no máximo, 450 lugares tarifados. A localização exata destes lugares será oportunamente definida por deliberação do executivo municipal.

“Desta forma, pretende-se defender os direitos dos residentes e ordenar o estacionamento por toda a cidade”, afirma fonte da empresa.

 

A 1 de julho, equipamentos e serviços disponíveis a 100%

No arranque do segundo semestre, a Covilhã Mobilidade disponibiliza a totalidade de serviços e equipamentos, incluídos na concessão, ou seja:

Sistema de bilhética de próxima geração que vai permitir uma experiência multimodal contínua e tarifação progressivamente integrada entre serviços de autocarros, estacionamento, mobilidade suave partilhada, elevadores e funiculares.

“De sublinhar que os sistemas de mobilidade suave (bicicletas e trotinetas) vão oferecer oito minutos de utilização gratuita diária a estudantes do ensino secundário e superior e a utilizadores do passe mensal. Quem comprar um bilhete pré-comprado Covilhã Mobilidade tem direito a quatro minutos de mobilidade suave gratuita. Com todos os equipamentos e serviços em funcionamento, a Covilhã Mobilidade coloca à disposição dos covilhanenses uma oferta multimodal e integrada, que promete ir ao encontro das necessidades das populações, com mais e melhor oferta”, referem.

Haverá ainda “dez novos autocarros, que vão contribuir para reduzir a idade média da frota para 6,9 anos, ou seja, menos de metade da anterior concessão”.

 

(Se pudéssemos colocar isto numa infografia para simplificar)

Sistema de Mobilidade da Covilhã:

Trotinetas elétricas - 200

Bicicletas - 21 estações e 172 docas;

Novos abrigos totalmente renovados - 50

APP e novo site

Lugares concessionados à superfície – 450

Gratuitidade – Primeira meia-hora do estacionamento nos Silos

Autocarros novos - 10

Passes gratuitos – Estudantes incluindo os universitários

Descontos nos silos – 30% para residentes e comerciantes

- 08 fev, 2023