Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Confraria lança livro Voltar

Teve lugar na passada quinta-feira, dia 26 de janeiro no salão nobre no edifício dos paços do concelho o lançamento do 1º livro de receitas de cherovia a nível nacional.

O livro é promovido pela Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela no Forno da Covilhã e contou com a coordenação do Prof. Doutor Eduardo Cavaco, chanceler da confraria (presidente da direção).

O livro é composto por duas partes: uma primeira que conta com um testemunho pessoal do próprio sobre o “encontro” com a cherovia, a descrição da cherovia, o cultivo, apanha, valor nutricional, história e algumas curiosidades sobre a cherovia. Tem nota introdutório do presidente do município da Covilhã, Dr. º Vítor Pereira, prefácio do grão-mestre da Confraria, Dr.ª Jorge Saraiva, e no corpo principal são apresentadas as receitas de cherovia realizadas por chefs da cidade e a receita das tradicionais cherovias. O livro tem um valor simbólico de lançamento de 6,50€, podendo ser adquirido na secretaria da Banda da Covilhã.

O lançamento contou com a presença do vereador do Associativismo, José Miguel Oliveira, parceiros da confraria e confrades. Teve apontamentos musicais pelo duo de trompetes da Banda da Covilhã.

O vereador da autarquia covilhanense, José Miguel Oliveira parabenizou a confraria por mais esta realização, fundamental para a preservação das nossas tradições gastronómicas; lembrou todo o apoio que município dá através do regulamento ao apoio ao associativismo, fundamental para a realização de projetos como este. Recordou que a confraria assume um papel muito importante na promoção, divulgação e valorização dos nossos produtos.

Já Eduardo Cavaco sublinhou a importância do momento, histórico e que marca definitivamente a agenda gastronómica nacional por vários fatores: 1º livro de receitas de cherovia; criatividade e inovação nas receitas apresentadas; memória futura de dados e informações sobre a cherovia; promoção turística associada à gastronomia; experiências gastronómicas ao mais alto nível.

Jorge Saraiva sublinhou a concretização de mais um projeto da confraria, sublinhou a importância do registo das receitas tradicionais transmitidas na tradição da oralidade ao longo de gerações. O livro é um meio de as fazer chegar ao presente e garantir o futuro. Com rigor a gastronomia exige, e enfatizou este ou outro processo que fazem parte de refeições memoráveis entre famílias, amigos, onde se contam histórias. “A Confraria escreve assim mais um bonito capítulo na sua breve história”, realça.

- 06 fev, 2023