Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Interpretação, Sim ou Não? Voltar

A interpretação, estabelece uma relação de perceção da mensagem, que qualquer um transmite através da fala, da escrita, ou mesmo sinalética e ainda podemos acrescentar a mista, onde se engloba um pouco de tudo.

Mas nem sempre essa relação ou mesmo perceção de todas a mensagens, que vamos recebendo, são bem interpretadas ou pelo menos, interpretadas com a essência real de quem as transmite, e daí acabam por resultar, os tais maus juízos de valor, em especial na escrita, por isso se diz muitas vezes, que a escrita não passa de um jogo de palavras, que quando bem jogadas, podem causar grandes estragos ou não, pois tudo dependerá, da capacidade de interpretação, de quem estiver a descodificar a mensagem.

Mas enquanto a escrita é um registo infinito, as palavras são voláteis, por isso mesmo, as críticas escritas, serão sempre mais consistentes, que as críticas faladas, porque o vento, acabará sempre por as levar e irão cair no esquecimento.

Escrever algo, é um risco constante, ou porque a mensagem é dúbia e muitos não alcançam o seu significado, ou porque a mensagem é demasiado direta e desagradável e muitos não têm capacidade de a aceitar, ou ainda porque a vontade de debochar é mais forte, do que a de querer saber interpretar.

Interpretar, sim ou não, é sem dúvida uma vontade de conseguir entender o escritor, seja um prémio nobel, seja um utopista, seja um autodidata, a lista pode ser interminável, mas vale a pena fazer esse esforço de interpretar, esse conjunto de processos mentais, que acontecem no mundo pensador de cada um, para compreender qualquer texto na sua plenitude.

Interpretar, sim, sempre.

- 02 fev, 2023